quinta-feira, novembro 25, 2010

Campeã recomenda leitura aos jovens

Maíra Sanches

Fã de mangás (desenhos em quadrinhos japoneses) e literatura fantástica como Harry Potter e Senhor dos Anéis, a vencedora da 4ª Edição do Desafio de Redação do Diário demonstra ter habilidade geralmente incomum entre adolescentes: o hábito de ler. Karoline Gammarano, 17 anos, estudante do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom José Gaspar, em Ribeirão Pires, ganhou bolsa de estudos integral na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). E considera que o costume da leitura livre tenha enriquecido sua produção, escolhida entre outras 145 mil. O tema das redações deste ano foi Crack, Tô Fora!. “É fundamental ler qualquer tipo de texto. Não precisa ser por obrigação. E tem que ser criativo. Na hora de escrever isso me ajudou, pois ganhei mais vocabulário”, aconselhou a estudante, que entitulou sua redação de Crack – O fim.

Em suas horas vagas após o período de aula, a estudante, que fez um curso técnico de web design, gosta de passar o tempo desenhando, sua paixão desde os 7 anos, além de jogar videogame e mexer no computador. Antes de terminar as revelações, a adolescente logo rebateu o rótulo mencionado pela avó, Badia Barbosa de Paula. “Eu não sou nerd”, brincou a adolescente, ao emendar que mantém notas regulares na escola e tem maior facilidade com disciplinas da área de Humanas. “Exatas, apenas o necessário.”

Caseira e tímida, a vencedora conta como se sentiu após a revelação da melhor redação, feita terça-feira durante a festa de premiação no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano. “Estava desesperada. Anunciaram a primeira letra e achei que fosse a letra ‘A’, e não ‘K’. Minha amiga confirmou que eu poderia ser a vencedora. Quando levantei me chamaram. Foi muito legal”, disse, ainda tomada pela emoção da vitória. O pai da estudante, Eduardo Cardoso de Paula, afirma que a filha tem o dom da escrita. “Estou orgulhoso demais. É uma filha que nunca me deu trabalho. Sei que posso confiar nela sempre.” Já a mãe da estudante, que mora em São Paulo, ainda não se encontrou com a filha. “Ela teve uma reação bem positiva. Devemos comemorar no fim de semana.”

PLANOS

Se não tivesse sua redação escolhida no concurso literário, Karoline pensava em ingressar em alguma instituição por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Agora, os planos mudaram. A estudante planeja visitar a USCS para definir o curso que pretende se matricular no ano que vem. “Já olhei na internet e me interessei por Rádio e TV. Posso mexer com edições de vídeos e áudio. Gosto da profissão.” Sobre o teor de sua produção, ela avalia que ter se desprendido do usual foi relevante para a escolha da comissão julgadora, formada por professores da USCS. “Foi o diferencial, pois mostrei a realidade do usuário. Geralmente criam um final feliz. Acho que dessa forma aumentei minhas chances”, finalizou.

O concurso, que teve patrocínio da Petrobras, foi correalizado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) e apoiado pela Ecovias, foi realizado em 275 escolas públicas e particulares do Grande ABC durante 50 dias. Os vencedores das outras categorias foram contemplados com bicicletas, computadores e televisores.

FONTE: Diário do Grande ABC

http://www.dgabc.com.br/
http://www.dgabc.com.br/News/5843168/campea-recomenda-leitura-aos-jovens.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário