sábado, outubro 09, 2010

O ano de Rachel

No centenário da escritora cearense, diversos eventos fazem lembrar seu legado literário. Foi lançado site do projeto ano Rachel de Queiroz e está previsto o primeiro Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura

04.10.2010
02:00

Além de marcar o centenário de nascimento da escritora Rachel de Queiroz, 2010 também assinala os 80 anos de publicação do livro O Quinze. Uma das obras mais famosas da cearense que encanta por sua linguagem ora ferina, ora singela. Por todo o País acontecem homenagens à vida e à obra da romancista. No Ceará, não poderia ser diferente, e ocorre uma intensificação dos tributos. O Grupo de Comunicação O POVO e a Fundação Demócrito Rocha (FDR) desenvolvem uma série de ações para recordar as contribuições de Rachel de Queiroz (1910-2003) na Literatura, resgatando sua memória.

Intitulado Ano Rachel de Queiroz o projeto traz à tona arquivos e textos que contam a trajetória da escritora. Tornando o leitor um andarilho pelas paisagens percorridas pela romancista. Está sendo desenvolvida, em parceria com a Academia Cearense de Letras (ACL), a primeira edição do Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura. Dirigido para o gênero romance abrange três categorias: Autor Nacional, Novo Autor e Autor Cearense. Um júri composto por professores universitários e críticos literários foi escolhido pelo conselho curador do prêmio para analisar as obras das categorias Autor Nacional e Novo autor.

Os jurados devem indicar os escritores para serem agraciados pelo Prêmio Rachel de Queiroz vislumbrando sua produção dentro da literatura brasileira e local. Para escolher o vencedor na categoria Autor Cearense foi composto júri de autores ligados a ACL. Os agraciados nas três categorias vão receber um troféu em solenidade em 17 de novembro de 2010. Uma das datas mais simbólicas do ano, pois nesse dia Rachel de Queiroz completaria 100 anos.

Para quem deseja conhecer mais sobre os caminhos da romancista e acompanhar as informações recentes do projeto Ano Rachel de Queiroz foi lançada uma página virtual (www.anoracheldequeiroz.com.br). Estão disponíveis depoimentos, biografia e fotos. Além do conjunto de três cadernos especiais intitulados A menina, O Quinze e Travessia. Publicados nos dias 14, 15 e 16 de abril expõem investigações poéticas sobre a vida e a obra da romancista, contendo desde matérias sobre as paisagens sertanejas que inspiraram Rachel a criar seus textos até recortes de memória de amigos da autora, como Arnaldo Niskier e Nélida Piñon. (Isabel Costa, Especial para O POVO)

E-Mais

Todos os sábados, no Vida & Arte, o leitor tem acesso a parte do acervo de duas mil crônicas escritas por Rachel de Queiroz para O POVO.

Algumas das crônicas e informações completas sobre o projeto Ano Rachel de Queiroz estão disponíveis no site www.anoracheldequeiroz.com.br

FONTE: O POVO Online

http://www.opovo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário