terça-feira, outubro 12, 2010

MT tem produções cinematográficas

"Para, contempla, observa. Não são miragens em que a vida brincasse de fazer coisas imensas. Não é uma terra fora da terra e do presente. É o aqui e agora de um Brasil que é teu e desconheces. Olha bem, olha mais. Cada imagem é uma história". O trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, decreve bem esta terra de natureza exuberante. Mato Grosso é um estado privilegiado de belezas naturais, com um conjunto que mais parece um cenário montado para um filme ou novela. Cenários estes que inspiram paixões e superproduções cinematográficas.

O estado guarda registros de importantes acontecimentos da história do Brasil e do mundo. Um desses registros teve repercursão internacional e é cercado de mistérios. Trata-se do desaparecimento do coronel britânico Percy Harrison Fawcett. Inspirado no livro Explorations of the Highlands of Brazil (Explorações das Terras Altas Brasileiras, de 1869), do aventureiro Richard Francis Burton, Fawcett convidou seu filho mais velho, Jack Fawcett, para acompanhá-lo em uma missão em busca de uma cidade perdida, a qual ele apelidou de "Z". O explorador estava convencido que essa cidade realmente existia e estava situada na região da Serra do Roncador, localizada na região de Barra do Garças (516 quilômetros de Cuiabá).

O último sinal de vida do aventureiro e de seu filho foi um telegrama enviado em 29 de maio de 1925 a sua mulher. Ainda foram vistos no Alto Xingu, porém depois não houve mais rastro. Anos mais tarde, os sertanistas Cláudio e Orlando Villas Bôas localizaram o suposto local onde o britâncio teria morrido. Há suspeita de que ele tenha sido morto por índios de alguma tribo da região. A história do aventureiro que inspirou o personagem Indiana Jones no cinema vai ganhar mais destaque. Em 2008 o ator Brad Pitt assinou um contrato para estrelar e produzir um filme baseado na história real de Percy Fawcett. Intitulado de "The Lost City of Z" (A cidade perdida de Z), o filme será baseado no livro homônimo escrito pelo norte-americano David Grann. A superprodução vai mostrar em detalhes a história do desbravador, além de mostrar as belezas da amazônia mato-grossense.

Xingu em destaque

A história da criação do Parque Nacional do Xingu também poderá ser conferida nas telas do cinema brasileiro. O diretor Cao Hamburger está filmando a saga dos irmãos Villas Bôas, que será mostrada no longa-metragem "Xingu". O filme que irá misturar ação e aventura com questões políticas e ambientais é inspirado no livro "A marcha para o Oeste", espécie de diário escrito pelos irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas. Estrelado pelos atores Felipe Camargo, João Miguel e Caio Blat, o filme conta com a participação de tribos indígenas de Mato Grosso. O longa está sendo gravado no Parque do Xingu. A criação do Parque Indígena do Xingu foi possível graças à mobilização iniciada pelos irmãos Leonardo, Cláudio e Orlando Villas Bôas. Anônimos e disfarçados de sertanejos, os irmãos decidiram se aventurar na expedição Roncador-Xingu, organizada em 1943 pelo governo de Getúlio Vargas. A campanha também ficou conhecida como "Marcha para o Oeste" e tinha como objetivo a ocupação do interior do Brasil. Um ano após o começo da expedição, os irmãos tiveram contato com o povo Xavante, ainda hostil. Dois anos depois, os sertanista estabeleceram contatos pacíficos com cerca de 14 povos do Alto Xingu, de grande diversidade cultural, linguisticamente representantes das Famílias Tupi, Aruak, Karib e Jê. Nesse grupo também estão os Kamaiurá e Kaiabi; Juruna; Aweti; Mehinako, Wauja e Yawalapiti; Kalapalo, Ikpeng, Kuikuro, Matipu e Nahukwá; Suyá; Trumai.

Em março de 1948, a expedição Roncador-Xingu foi extinta pelo governo Vargas, mas os irmãos Villas Bôas, que já haviam sido nomeados representantes do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) do Alto Xingu, pelo mato-grossense Marechal Cândido Rondon, iniciaram uma nova empreitada na expedição Xingu-Tapajós, quando fizeram contato com outros índios. Foram 42 anos de luta pelos interesses dos povos indígenas e dedicação ao parque do Xingu.

Novelas

E não é apenas no cinema que Mato Grosso é visto como um belo cenário de filmagens. O estado já foi e continua sendo destaque nas telinhas. Como na novela Araguaia da Rede Globo, que entrou no ar no fim de setembro. A trama conta histórias de personagens que vivem no Araguaia, um lugar que esconde riquezas que despertam ambição. Protagonizada por Cleo Pires, Edson Celulari, Lima Duarte e Murilo Rosa, o romance projeta Mato Grosso no cenário nacional, revelando um Araguaia rico e com belas paisagens para serem apreciadas. Cidades como Santa Terezinha, São Felix do Araguaia e Luciara também serão cenários da novela.


No fim do ano passado, Chapada dos Guimarães e Poconé foram palco do desenlance da trama da novela Paraíso, da Rede Globo. As paisagens do cerrado e do pantanal mato-grossense, serviram de cenário principal durante toda a novela, que também teve cenas gravadas nos municípios de Nobres, Mirassol D'Oeste e Araputanga.

FONTE: Circuito Mato Grosso

http://www.circuitomt.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário