quinta-feira, outubro 28, 2010

Manhã de poesia


Na Livraria Mineiriana, o escritor Affonso Ávila vai lançar Poeta poente

Seção : Arte e Livros - 25/09/2010 11:18


Dois anos depois de publicar Homem ao termo, poesia reunida (1949-2005), pela Editora UFMG, Affonso Ávila põe novo volume de poemas na praça. Hoje de manhã, ele autografa Poeta poente na Livraria Mineiriana. Nascido em Belo Horizonte em janeiro de 1928, já no início da década de 1950, quando com Fábio Lucas, Rui Mourão e Laís Corrêa de Araújo ajudou a criar a revista Vocação, Ávila começou a se firmar como um dos poetas mais importantes de sua geração.

O tempo só viria a confirmar essa condição. Meio século depois da estreia, com O açude e sonetos da descoberta, ele é celebrado como uma das referências da poesia brasileira.

Paralelamente à poesia, o escritor trabalhou em vários jornais, foi auxiliar de gabinete de Juscelino Kubitschek de Oliveira, então governador, e é considerado uma das maiores autoridades latino-americanas no estudo do barroco.

Em 2006, em merecida homenagem ao autor, a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais publicou Fortuna crítica de Affonso Ávila, com introdução da professora Melânia Aguiar.

FONTE: http://www.divirta-se.uai.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário