sexta-feira, outubro 29, 2010

Moda ética na passarela

BONS EXEMPLOS

No dia 17 de setembro, pela primeira vez, o Conselho de Moda Britânico (BFC, na sigla em inglês) abriu espaço em seu calendário oficial para um desfile de moda sustentável. Até agora, a moda ética existia só nos arredores da semana de Londres, mas, nesta temporada, ganhou status equivalente ao de aclamados estilistas internacionais, como Burberry e Christopher Kane.

O evento rolou ao ar livre nos jardins da Clarence House, a casa oficial do Príncipe Charles em Londres, e teve desde estilistas estabelecidos – como Stella McCartney e Vivienne Westwood (de cabelo laranja nas fotos acima) – até marcas novas como Junky Styling e People Tree – conhecida por suas colaborações com celebridades como Emma Watson e Sienna Miller. O evento foi promovido em parceria com a START, iniciativa da fundação do príncipe Charles. O desfile foi parte do festival A Garden Party to Make a Difference (Uma Festa no Jardim para Fazer a Diferença).

O evento traduz o empenho do BFC em trazer a moda sustentável para o seu guarda-chuva principal. No passado, os "ecoeventos" eram vistos como algo separado do acontecimento principal, mas o desfile da START foi um movimento significativo para elevar o nível da moda sustentável. Mas, apesar disso, o BFC reconhece que ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

Chloe Kerman, editora de moda da revista TANK, que foi a stylist do evento, também admitiu que a ecomoda ainda precisa correr muito para ganhar o espaço adequado na indústria.

– Como as pessoas estão começando a considerar sua responsabilidade social como consumidores, os estilistas estão realmente começando a considerar essa filosofia como parte de seu processo – afirmou Chloe.

The Guardian

FONTE: Jornal de Santa Catarina
http://www.clicrbs.com.br/
 
IMAGEM: profissaomoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário