quarta-feira, outubro 20, 2010

Governo disposto a aceitar uma auto-regulação dos médias

Joanesburgo - O governo sul-africano, que ameaça há várias semanas criar um tribunal dos médias, finalmente estendeu a mão aos jornalistas manifestando-se disposto a aceitar novos mecanismos de auto-regulação da profissão, reportou a imprensa hoje (segunda-feira).

O Conselho da imprensa, que nomeia o mediador encarregue de gerir os conflitos entre os jornais e os cidadãos, efectua actualmente uma auditoria sobre os mecanismos de auto-regulação.

Se esta auditoria "propõe mecanismos que respondem às nossas aspirações (...) nós não temos nenhuma dificuldade em os aceitar", assegurou o vice-presidente Kgalema Motlanthe, citado pelo diário The Star.

"Deixamos em certa medida o lugar aos medias para eles mesmos regularem estas questões", acrescentou no final de um encontro com os representantes dos jornalistas.

Estas declarações constituem uma mudança de tom notável dos responsáveis do país. Há vários meses, o Congresso nacional africano (ANC) acusa o Conselho da Imprensa de falta de firmeza e trabalha para a criação de um tribunal dos medias, cujos membros são nomeados pelas autoridades.

Este projecto -- efectuado paralelamente a uma reforma igualmente criticada de lei sobre a informação -- suscitou grandes comentários na profissão e não só. Os escritores Nadine Gordimer e André Brink juntaram as suas vozes aos que acusam o poder de querer dominar a imprensa.

Em meados de Setembro, o governo já havia abrandado o seu projecto de lei sobre a protecção da informação, destinado a proteger as informações julgadas sensíveis.

As autoridades haviam aceite retirar a possibilidade de classificar os dados que têm "um interesse nacional" e as "informações comerciais" , admitindo que estes termos eram "demasiado vagos".

FONTE: AngolaPress

http://www.portalangop.co.ao/

FOTO: armonte.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário