sexta-feira, setembro 17, 2010

Hanif Kureishi galardoado com Prémio PEN/Pinter

Londres – O escritor e cineasta británico Hanif Kureishi, autor de «A minha bela lavandaria» (1985), adaptado para o cinema por Stephen Frears, foi distinguido com o prémio PEN/Pinter.


O prémio é partilhado com a jornalista e defensora dos direitos humanos mexicana, Lydia Cacho. De acordo com os fundadores do premio, este é atribuido a escritores ou jornalistas que se tenham distinguido e que tenham sido perseguidos por manifestar as suas crenças.


A viúva de Harold Pinter, Antonia Fraser, que fez parte do júri, disse que Hanif Kureishi «fala com valor e irreverência a verdade sobre a vida no nosso mundo multicultural, esquecendo o políticamente correcto».


Filho de pai paquistanês e mãe inglesa, Kureishi estudou direito e filosofia e começou como a trabalhar como autor de livros pornográficos. Entre as obras de Kureishi, encontra-se «A minha bela lavandaria» (1985), que mereceu a adaptação para cinema de Stephen Frears e o «The Buddha of Suburbia» (1990), ainda não traduzido para português, que lhe valeu o Prémio Whitbread e um processo judicial da irmã que o acusou de manipular factos para denegrir a família. O último livro que publicou foi «Algo para te dizer».


O Prémio PEN/Pinter teve a sua primeira edição em 2009 e é atribuído anualmente pela PEN em honra do Prémio Nobel da Literatura Harold Pinter. O prémio é atribuído a um escritor britânico e a um escritor/jornalista detido por manifestar as suas crenças.


(c) PNN Portuguese News Network

2010-09-17 13:13:43

FONTE: Jornal Digital

http://www.jornaldigital.com/

Um comentário:

  1. Olá! Tudo bem? Parabéns pelo blog! Gostaria de te convidar para nos visitar! Publicamos diariamente poesias e artigos educacionais escritos por Izabel S. Grispino. Espero sua visita! Abraços!

    ResponderExcluir