quinta-feira, dezembro 03, 2009

Universidade de New Jersey exibe ópera brasileira


Universidade de New Jersey exibe ópera brasileira

“Tamanduá” serve como um instrumento de mudança social



No dia 11 de dezembro, às 7h30pm, o Alexander Kasser Theater da Montclair University em Montclair, New Jersey, exibe a ópera “Tamanduá”, do brasileiro João MacDowell. Muito mais do que um espetáculo, é uma mostra da vida urbana no Brasil, levando à reflexão sobre a tolerância. A peça é feita também para os jovens dos Estados Unidos.

A apresentação tem o patrocínio da Opera Workshop da J.J. Cale School of Music, pertencente à Montclair University. As 16 cenas são dirigidas pelo professor Jeffrey Gall e o cenário ganhou os cuidadosos retoques da artista Cila MacDowell, irmã de João.

A ópera não será um mero entretenimento, mas sim um instrumento de mudança social. Feita para educar, Tamanduá vai mostrar a tão conhecida diversidade da cultura brasileira, mesclada à arte multi-mídia. O público poderá ver no palco os contrastes entre o inverno de Nova Iorque e o verão escaldante do Rio de Janeiro, formando um cenário de conflitos culturais e psicológicos. Com temas tribais e místicos e falando de aspectos da colonização e da globalização, a peça retrata ainda a fusão de culturas no Novo Mundo.

A história mostra um triângulo amoroso entre Carol, uma jornalista americana bi-polar que vai ao Brasil, Aruanan, um brasileiro que busca um propósito místico para a própria vida, e Pedro, traficante de drogas que morou em Nova Iorque e é extremamente apegado aos bens materiais.

Universos diferentes
Assim que chega ao Brasil, Carol conhece a noite do Rio de Janeiro e se envolve emocionalmente com Aruanan. A mãe dele, Júlia, fala à jornalista sobre a vida do filho. Apesar de envolvido emocionalmente, o casal passa por muitos conflitos, por pertencerem a mundos tão diferentes.

O enredo e a música de Tamanduá conseguem mostrar a vida urbana e a cultura brasileira, num contexto de música clássica contemporânea. A mistura conquista a platéia, com melodias fáceis de memorizar.

Tamanduá fez sua estréia em Nova Iorque no ano de 2008. A ópera chamou a atenção da mídia local, arrancando elogios. Junto com o piano, o violoncelo e a percussão brasileira, uma orquestra e um coral tornam o espetáculo ainda mais cativante. Na apresentação em Montclair, serão repetidas somente 6 das árias cantadas na estréia.

Os componentes do espetáculo já estão com a agenda lotada para 2010. Em novembro se apresentam em Manhattan e de lá seguem para várias partes do mundo, incluído o Brasil. Em 2013 será a vez da Itália.
O endereço da Montclair University é One Normal Avenue, telefone (973) 655-4000.

Informações adicionais sobre a ópera Tamanduá e a carreira de João MacDowell nos sites http://www.tamaduatheopera.com/ e http://www.joaomusic.com./


Fonte: Comunidade News Angela Schreiber


Nenhum comentário:

Postar um comentário