quarta-feira, maio 06, 2009

Cinema e versos juntos no caminho


6 de maio de 2009. N° 8428
CULTURA
Cinema e versos juntos no caminho

Nos 70 anos de vida de Rodrigo de Haro, a amiga Carmen Lúcia Gerlach lança uma análise sobre a poesia do artista

Rodrigo de Haro completa hoje 70 anos de vida. E que presente poderia ser melhor do que um livro onde a amiga e admiradora Carmen Lúcia Cruz Lima Gerlach pega na mão do leitor o leva a um Percurso Pelas “Andanças de Antônio”?

A obra, na verdade uma grande homenagem ao poeta de todas as horas, será lançada hoje, às 21h, no Café Matisse, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

Na capa uma fotografia tirada pelo marido Gilberto Gerlach, em 1968, mostra Carmen Lúcia e Rodrigo de Haro, numa parceria intelectual que nasceu há mais de quatro décadas.

O trabalho que hoje Carmen entrega aos adoradores da poesia de Rodrigo de Haro, nasceu de uma grande paixão.

– Encantei-me com a poesia de Rodrigo de Haro e desejei compreendê-la melhor. Escolhei para análise Andanças de Antônio Cinquenta e Sete Sinopses Memoráveis Para o Cinematógrafo (publicado em 2005 pela editora Insular) por dois grandes motivos: porque nele há a poesia Carmen Deitada na Relva que Rodrigo dedicou a mim e também porque essas poesias são sinopses para o cinema – observa Carmen que, apesar de estar aposentada do Magistério, não perde o tom professoral na fala tranquila e sempre didática, clara.

O livro foi dividido em quatro grandes blocos: Da Lua, Do Ouro, Do Vento e Da Redenção. Logo na abertura do bloco Da Lua, onde a estudiosa analisa a poesia Riscas meu Nome na Parede, Carmen fisga o leitor quando mostra que riscar pode significar tanto tirar fora como escrever.

E numa palavra, Rodrigo de Haro expõe toda a ambiguidade do amor. Numa frase Carmen traduz para o leitor as contradições da dor e do amor que só os poetas são capazes de registrar no papel.

Percurso Pelas “Andanças de Antônio”, de Carmen Lúcia Cruz Lima Gerlach. Edição do autor. 64 págs. R$ 20.

JACQUELINE IENSEN
  • Serviço
  • Quando: hoje
  • Onde: Café Matisse, no Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica, Capital
  • Horário: 21h
  • Quanto: gratuito
FONTE: Diário Catarinense - Florianópolis,SC,Brazil
***************
FOTO: "O artista catarinense Rodrigo de Haro, poeta, intelectual, pensador, mosaicista e artista multifacetado decidiu prestar uma homenagem à Santa Catarina de Alexandria, padroeira de Florianópolis. Contando com a ajuda do então governador Espiridião Amin, também devoto da santa, realizou para a Igreja de Santa Catarina de Alexandria, em Florianópolis, um painel em mosaico que é uma das principais expressões artísticas da cidade."
Fonte: Mosaicos do Brasil
******************

2 comentários:

  1. Olá

    Apareci para agradecer os comentáriso que você deixou no meu blog, o Ninho Literário.
    Eu o atualizei com uma nova crônica.
    Aguardo sua visita.

    Abraços,

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vim deixar-te um abraço e agradecer teu comentário no 'inspirar-poesia'.

    Voplte sempre!

    Mai

    ResponderExcluir