sexta-feira, abril 03, 2009

Paiol Literário entra no seu quarto ano


Paiol Literário entra no seu quarto ano
[03-04-2009]

Na próxima terça-feira, dia 7, acontece a primeira edição da quarta temporada do projeto Paiol Literário. Realizado desde 2006 pelo jornal Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná, o evento traz a Curitiba alguns dos principais escritores do país para um bate-papo com os leitores no Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho). O primeiro encontro do ano contará com a presença da escritora carioca Livia Garcia-Roza. Serão, ao todo, sete edições mensais em 2009. Além de Livia, já estão confirmadas as presenças de Nélida Piñon e Moacyr Scliar.
Já participaram do Paiol Literário em edições passadas nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Milton Hatoum, Affonso Romano de Sant’Anna, Ana Maria Machado, José Mindlin, Nelson Motta, Marina Colasanti e Marçal Aquino, entre outros. A conversa seguirá o mesmo formato dos três anos anteriores, com a mediação do escritor e jornalista José Castello. O Paiol Literário começa sempre com as seguintes perguntas: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?”.
A convidada para a abertura da temporada 2009, Livia Garcia-Roza, nasceu no Rio de Janeiro. É psicanalista e estreou na ficção em 1995, com o romance Quarto de menina (Selo de Altamente Recomendável concedido pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil - FNLIJ). É também autora de Meus queridos estranhos, Cartão-postal, A palavra que veio do Sul, Cine Odeon, Solo feminino (estes dois últimos, finalistas do Prêmio Jabuti na categoria romance) e Meu marido (finalista do Prêmio Portugal Telecom). No ano passado fez sua primeira incursão na literatura infantil, com o livro A casa que vendia elefante.
“A chegada à quarta temporada consolida o Paiol Literário como um dos grandes eventos no calendário cultural de Curitiba”, diz o jornalista Rogério Pereira, editor do jornal Rascunho. “O interesse dos leitores em interagir com os autores se traduz no constante bom público que recebemos desde as primeiras edições, fator primordial na continuidade do projeto.”
Todos os encontros, com início previsto para as 20 horas, serão reproduzidos na edição do mês seguinte do Rascunho e no site http://www.rascunho.com.br/, mantido em parceria com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Dessa forma, os leitores que moram em outras cidades ou não puderam comparecer também acompanham os temas levantados nas conversas. Mais informações pelo telefone (41) 3213-1340.
O mediadorJosé Castello, nascido em 1951 no Rio de Janeiro e radicado em Curitiba, é jornalista e escritor. Trabalha como crítico literário para os jornais O Globo e Rascunho e para a revista Época, entre outros veículos. É mestre em Comunicação pela UFRJ. Foi editor do caderno “Idéias” do Jornal do Brasil e cronista e repórter literário do “Caderno 2” de O Estado de S. Paulo. É autor, entre outros, de O Homem sem Alma/Diário de Tudo, Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão, Inventário das Sombras, Fantasma e A Literatura na Poltrona. A editora Global publicou, em 1994, uma seleção de suas crônicas: As Melhores Crônicas de José Castello, organizada e prefaciada por Leyla Perrone Moisés.
Apoios e parcerias

O Paiol Literário é uma realização do jornal Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná. O projeto conta com o apoio da Gazeta do Povo, Tchukon Terapias, Quintana Café & Restaurante, Livrarias Curitiba, Nume Comunicação, Editora Arte & Letra, Hotel Deville Rayon, CCZ e Fundação Cultural de Curitiba.
Serviço:

Paiol Literário, com Livia Garcia-Roza e mediação de José CastelloTeatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho), (41) 3213-1340.Dia 7 de abril, terça-feira, às 20 horas. Entrada gratuita. Debate literário.
Fonte: nume@nume.com.br/
apud (foto incluída): Paranashop - Curitiba,Paraná,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário