sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Sean Penn se supera em "Milk" , o melhor filme da temporada


Sean Penn se supera em "Milk" , o melhor filme da temporada
19/02/2009 - 09:42 - The New York Times

Por A. O. Scott – Uma das primeiras cenas do filme "Milk" mostra uma paquera em uma estação do metrô nova-iorquino. É o ano de 1970, e um executivo da área de seguros, vestido de terno e gravata, avista um homem mais jovem em roupas surradas – a expressão “hippie com cara de anjo”, alusiva a Jack Kerouak, surge em sua mente – e o provoca com um gracejo ao subir as escadas. O clima é sexy e descontraído e a cena acaba com os dois homens comendo um bolo de aniversário na cama.

O tom de brincadeira provocativa do momento é, de certa forma, afável, dadas as expectativas de um filme sério e importante baseado em fatos históricos. Com direção de Gus Van Sant e roteiro de Dustin Lance Black, "Milk" certamente é este tipo de filme, porém ele consegue fugir de muitas das armadilhas presentes em outros filmes que retratam a época, graças ao encanto e à tenacidade de seu personagem título.
Harvey Milk (interpretado por Sean Penn), um ativista de bairro que acaba ingressando na carreira política em San Francisco em 1977, é assassinado juntamente com o então prefeito da cidade, George Moscone (Victor Garber), por um ex-inspetor chamado Dan White (Josh Brolin) no ano seguinte. Apesar da modéstia de seu cargo e do trágico encurtamento de seu mandato, Milk, um dos primeiros políticos a assumir a homossexualidade nos Estados Unidos, teve um impacto profundo na política nacional e influenciou a cultura do país, confirmando assim seu status de pioneiro e mártir.
Sua curta carreira inspirou uma ópera de Stewart Wallace, um excelente documentário ("The Times of Harvey Milk", de Rob Epstein, 1984) e agora o longa-metragem "Milk",o melhor filme americano do circuito comercial que vi este ano. A propósito, não estou jogando confete nesta produção, embora 2008 tenha sido um ano bastante medíocre para Hollywood. "Milk" é um filme acessível e instrutivo, uma crônica ardilosa sobre a política de cidade grande e o retrato de um guerreiro cuja paixão se equiparava à sua generosidade e seu bom humor. Sean Penn, ator de intensidade emocional e disciplina física incomparáveis, consegue se superar neste filme, interpretando um papel diferente de todos que já fez anteriormente.
É muito mais uma questão de temperamento do que de sexualidade: um ator heterossexual no papel de um homossexual não é mais nenhuma novidade. Bem diferente de seu personagem em "Sobre Meninos e Lobos" (Clint Eastwood), o ex-condenado Jimmy Markum, Harvey Milk é extrovertido e irônico, um homem cuja auto-imagem expansiva e às vezes até piegas camufla uma mente incisiva e uma vontade ferozmente obstinada. Sem fazer esforço, Senn consegue capturar tudo isso através de sua voz e gestual. Porém, o mais impressionante é a maneira como o ator consegue transmitir o princípio essencial da afabilidade de Milk, uma virtude pessoal que também funciona como princípio político.
Isso não quer dizer que "Milk" seja um daqueles filmes fáceis, que nos fazem sair do cinema com uma sensação boa, tampouco que seu herói seja um tímido santo liberal. O filme traz uma raiva justificada e também um lirismo melancólico surpreendente. Van Sant sempre praticou um tipo de romantismo desinteressado, deixando suas histórias se desenrolarem de maneira prosaica, ao mesmo tempo em que vai introduzindo toques de beleza melancólica (neste filme ele é ajudado pela musicalidade elegante de Danny Elfman e pela fotografia expressiva de Harris Savides, cujas habilidades de enquadramento e foco poderiam ser chamadas de carinho).
Nos anos posteriores a "Encontrando Forrester" (2000), Van Sant se dedicou a projetos menores, alguns deles (como o filme "Elefante", vencedor da Palma de Ouro) com atores amadores, e nenhum deles com a preocupação de atender a aprovação do público de massa. "Uma Voz nas Sombras", "Elefante", "Últimos Dias" e "Paranoid Park" são ligados pelo espírito de exploração formal – elementos do estilo experimental de Van Sant incluem tomadas longas, narrativas fragmentadas e evasivas e uma maneira de compor as cenas enfatizando a textura visual e auricular sobre a exposição dramática convencional – além de uma preocupação com a morte.

Como nos filmes "Elefante" (inspirado no massacre ocorrido na escola Columbine High) e "Últimos Dias" (inspirado no suicídio de Kurt Cobain), "Milk" é a crônica da morte anunciada. Antes daquele encontro na estação de metrô, já vimos vídeos reais mostrando as consequências do assassinato de Milk, bem como fotos de homossexuais sendo detidos pela polícia. Estas imagens não estragam a intimidade entre Harvey, o executivo engomadinho, e Scott Smith (James Franco), o hippie com quem passa a ter um relacionamento marital e se torna seu principal assessor de campanha. Ao invés disso, o constante risco de assédio, humilhação e violência é o contexto que define tal intimidade.
E sua recusa em aceitar isso como um fato da vida, sua insistência em ser quem ele é sem segredos ou vergonha, é o que faz o Milk boêmio, dono de uma loja de artigos fotográficos, transformar-se (depois de deixar Nova York e o segmento de seguros) em um líder político.
Cinema biográfico, de política a sexo
“Meu nome é Harvey Milk e eu quero recrutá-lo”. Era com esta frase que Milk geralmente começava suas palestras para quebrar a tensão entre o público hetero, mas o filme o mostra apresentando a mesma introdução também para multidões dominantemente homossexuais, com uma inflexão ligeiramente diferente. Ele quer recrutá-los para a política democrática, para persuadi-los de que o estigma e a discriminação com os quais estão acostumados a aguentar em silêncio, e até mesmo com culpa, podem sem abordados através do voto, através da demonstração, através da reivindicação da parcela de poder que é de direito e responsabilidade de todo cidadão.
O roteiro de Black é forte por conseguir captar tanto o radicalismo da ambição política de Milk quanto o pragmatismo de seus métodos. Para Milk, a política moderna prospera na intersecção confusa e muitas vezes gloriosa dos interesses sujos e dos ideais nobres. Pouco depois de mudar-se com Scott de Nova York para o bairro de Castro, em São Francisco, Milk começa a organizar os residentes gays da vizinhança, buscando aliados entre empresários, sindicatos e outros grupos.
A elite gay da cidade, incomodada por suas táticas de confronto, o mantém à distância, deixando para ele a função de construir um movimento desde a base, com a ajuda de um jovem demagogo e um ex-michê chamado Cleve Jones (Emile Hirsch).
Por mais de duas horas intensas e animadas, Milk age de acordo com muitas das convenções do cinema biográfico, mesmo que nem sempre com os detalhes precisos da biografia do herói. O incansável comprometimento político de Milk acaba afetando seus relacionamentos, primeiramente com Scott e depois com Jack Lira – um jovem instável e impulsivo vivido por Diego Luna com um entusiasmo lírico.

Entretanto, questões relativas à cidade de São Francisco são ofuscadas por um referendo estatal em prol dos direitos anti-gay e da cruzada nacional para derrubar leis municipais anti-discriminatórias, liderada pela garota propaganda dos comerciais de suco de laranja Anita Bryant. É o desabrochar da guerra cultural, e Milk se encontra no meio do campo de batalha (assim como 30 anos depois, no encalço da “Proposition 8”, referendo que eliminou o direito de casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia).
O filme "Milk" é uma fascinante lição de história cheia de nuances. Guardadas as proporções e variedades visuais, ao assisti-lo temos a impressão de ver um filme de Oliver Stone um pouco mais calmo, sem as hipérboles e melodramas edipianos. Porém, também é um filme que se assemelha a outros trabalhos recentes de Van Sant – e, curiosamente, também ao filme "Zodíaco", de David Fincher, que gira em torno de outro fato ocorrido em São Francisco nos anos 70 – ao respeitar os limites da explanação psicológica e sociológica.
Dan White, antigo colega de Milk e seu eventual assassino, assombra o filme representando tanto a banalidade quanto o enigma da maldade. Brolin o faz parecer ao mesmo tempo desprezível e assustador, sem fazê-lo parecido com um monstro ou com um palhaço. Motivos para o crime de White são sugeridos no filme, mas um relato claro demais dos mesmos poderia distorcer a terrível veracidade da estória, minando assim a força do filme.
Esta força se encontra em seu estranho equilíbrio entre proporção e matiz, em sua habilidade de abordar praticamente tudo – amor, morte, política, sexo, modernidade – sem perder de vista as particularidades íntimas de sua história. Harvey Milk foi uma figura intrigante e inspiradora. "Milk" é um filme genial.

FONTE (foto incluída): Último Segundo - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário