quarta-feira, dezembro 17, 2008

Bronze em Pequim, Guilheiro se recupera após operar as costas


17/12/2008 - 11h39
Bronze em Pequim, Guilheiro se recupera após operar as costas
Bruno Doro

No Rio de Janeiro
A medalha de bronze entre os leves (73 kg) das Olimpíadas de Pequim foi conquistada por Leandro Guilheiro com muito mais dor do que muita gente supôs. Em 2007, no Pan-Americano do Rio de Janeiro, ele sofreu uma lesão nas costas, desenvolveu uma hérnia de disco e se negou a fazer a operação que corrigiria o problema nos meses seguintes."

Só depois que operei que percebi o quanto aquela dor estava me prejudicando", diz o judoca, que voltou da China com sua segunda medalha olímpica. A primeira tinha sido conquistada quatro anos antes, nas Olimpíadas de Atenas.

A decisão de operar veio apenas duas semanas depois de voltar da China. "Eu fiz um período de fisioterapia, mas decidi que era melhor operar. Eu sei que devia ter passado por essa cirurgia antes, já que a lesão me incomodava desde o Pan do Rio, mas acabei adiando por causa dos Jogos Olímpicos", explicou o lutador.

Considerado um dos mais talentosos judocas de sua geração, Guilheiro sempre foi marcado pelas lesões. Após o bronze de Atenas-2004, ele também foi operado assim que voltou da Grécia. No ciclo olímpico dos Jogos chineses, ele passou pela mesa cirúrgica três vezes, além de ter enfrentando quatro problemas físicos graves.

Apesar do sofrimento, o judoca garante que nunca pensou em desistir. "Desde os cinco anos, os Jogos Olímpicos me fascinam por alguma razão. É algo que nasceu comigo. É esse sonho que me leva para frente. Querer conquistar uma medalha. Em nenhum momento em que passei por cirurgia, lesão, desanimei. É claro que é sempre um baque, parar e retomar as atividades aos poucos, mas os Jogos Olímpicos são o combustível que me levam para frente, até o meu corpo não agüentar mais".

Com tanta disposição, quatro meses após os Jogos, Leandro já está treinando novamente. "Estou nos tatames, treinando 100 % e me sentindo melhor do que antes".

Duas operações para SchillitlerQuem não teve a mesma sorte foi o peso pesado João Gabriel Schllittler. Medalhista de bronze no Mundial do Rio de Janeiro, no ano passado, o carioca acabou fora do pódio em Pequim. Ele lutou na China com uma lesão grave no joelho.

Ele já operou o local duas vezes e espera que, em 2009, as lesões não voltem. "Há duas semanas, tive de fazer a segunda operação no joelho, para recuperar movimento que perdi na primeira. É claro que o ano de 2008 não foi bom para mim, mas sou jovem e acho que posso me recuperar".

FONTE: UOL Esporte - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário