terça-feira, novembro 25, 2008

As virtudes do homem


As virtudes do homem
18/11/2008 - Tribuna do Norte
Maria Betânia Monteiro - Repórter

A série de livros publicados pela Coleção Metafísica do Departamento de Pós-graduação em filosofia da UFRN lança a oitava obra da coleção: “Uma Introdução a Filosofia Moral de Kant”, da professora Cinara Nahra. O livro aborda de forma inédita no Brasil o pensamento de Kant. “É um livro inédito por não existir nenhuma publicação feita por autores brasileiros, propondo a introdução da Moral em Kant”, esclarece a professora. O livro será lançado durante XVIII Semana de Filosofia da UFRN, hoje as 18h30 no Hall do anexo do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

“Introdução a filosofia moral de Kant” é o resultado do aperfeiçoamento da dissertação defendia pela professora em 1995, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujo título era “Teoria da Ação Moral em Kant”. “Os alunos consultavam constantemente a dissertação nas bibliotecas onde foi distribuída. Foi quando me dei conta que era um material inédito e que estava sendo muito utilizado”, falou Cinara Nahra ao Viver.

O livro é indicado principalmente para estudiosos da moral e da filosofia, procurando elucidar uma série de conceitos da filosofia kantiana que muitas vezes não são bem compreendidos. Ele pode interessar, também, a um público maior de leitores que estão desejam aprofundar seu conhecimento sobre teorias éticas e morais e compreender o pensamento de um dos maiores filósofos morais de todos os tempos. “Kant, que viveu entre os anos de 1724 e 1804, é um grande autor no que concerne à ética e a Moral na Filosofia. Ele foi responsável pelo estabelecimento de novos paradigmas nesta área. Antes de Kant a Moral era compreendida como sendo um conjunto de virtudes. A quebra de paradigma é dada quando apresenta uma nova visão da moralidade. A moralidade como um conjunto de regras socialmente construídas, que nos serve de guia. Uma bússola que indica o que é certo e errado e que deveria ser usado por todos os seres humanos. Para Kant é preciso colocar-se sempre no lugar do outro, basicamente esta era a regra dele. Você pode concordar ou discordar de Kant, só não pode é ignorá-lo”, explicou a professora.

A autora Cinara Nahra é gaúcha, 44 anos, é professora de ética do Departamento de Filosofia da UFRN, bacharel e mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora (phd) em filosofia na área de ética e políticas públicas pela University of Essex (Inglaterra). É autora de livros como Através da Lógica (Vozes), sétima edição, e Malditas Defesas Morais (Cooperativa Cultural) e de vários artigos em revistas especializadas. “Uma Introdução a Filosofia Moral de Kant” tem 210 páginas e está sendo editado pela EDUFRN. O livro será disponibilizado à venda na Cooperativa Cultural, que fica no Centro de Convivências da UFRN.

Semana de Filosofia

Iniciou nesta segunda-feira dia 17, e segue até o dia 20, quinta-feira, a XVIII Semana de Filosofia da UFRN, um evento já tradicional no calendário cultural de Natal. Este ano a semana, que versa sobre o tema “Linguagem e Realidade”, também é mais uma das atividades que fazem parte das comemorações dos 50 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nas atividades programadas para a semana de filosofia vão acontecer sessões de comunicação (manhã), mesas redondas (tarde) e conferências (noite). Hoje as 19h vai acontecer a palestra da professora Maria de Lourdes Alves Borges da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre Ética e realidade e da prof. Clélia Martins da UNESP falando sobre Linguagem e reflexividade:uma análise a partir de Wittgenstein. Na quarta feira, dia 19, acontecerão as palestras de Marcos Bulcão Nascimento (FAPESP) sobre A constituição da Realidade no Sujeito, Edson Sedin Magalhães (FEUDUC) sobre Linguagem e Realidade: de Morin a Chomsky e também a do professor Antonio Basilio (UFRN), que fala sobre Michel Foucault:os limites da linguagem e o estatuto da ficção .

FONTE (photo include): Tribuna do Norte - Natal - Natal,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário