segunda-feira, setembro 08, 2008

Rubem Alves fala com público no bar do Jockey

(Foto: Leandro Ferreira/AAN)

Rubem Alves fala com público no bar do Jockey

Em Cantos do pássaro encantado, usa a poesia e a literatura para contextualizar, através de seu olhar, o amor

08/09/2008 - 09h47 . Cosmo On Line

Um bate-papo descontraído sobre o nascimento, a morte e a ressurreição do amor, temas abordados no novo livro de Rubem Alves Cantos do Pássaro Encantado, será hoje, a partir das 20h, no Jockey Piano Bar (Praça Antônio Pompeo, 39, Centro, Campinas). Os interessados devem confirmar presença até às 17h da segunda-feira, 08, com Giovana Panazzolo, pelo telefone (19) 4009-6868. A entrada é franca.

Em Cantos do pássaro encantado, Rubem Alves viaja pelo mundo da poesia e da literatura para contextualizar, através de seu olhar, o amor vivido. O livro é um conjunto de crônicas sobre as diversas fases do amor, mergulhadas em experiências poético-amorosas e compostas com a ajuda de grandes poetas, como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Camões, Adélia Prado, William Shakespeare e outros.

Rubem Alves afirma que a paixão é uma experiência poética. E os leitores mais atentos perceberão que o amor, da maneira como foi escrito por Rubem Alves, estabelece uma forte cumplicidade entre o autor e o leitor. Trata-se de uma tradução apaixonada de seus amores vividos e sofridos, em todo seu enredo de nascimento, morte e ressurreição.

O livro por Rubem Alves

Gostaria que este pequeno livro que escrevi sobre o amor, suas alegrias e tristezas, fosse um pedaço de mim. Porque, ao escrevê-lo, coloquei-me no lugar dos amantes e, pela magia da imaginação, procurei sentir o que eles sentiram, as alegrias dos amantes felizes e as tristezas dos amantes abandonados. Espero, então, que aconteça com os que o lerem aquilo que aconteceu comigo, que eles também se deixem ser possuídos pela magia da ficção e sintam, na fantasia, as emoções do amor, sem precisar senti-las na carne.

Sobre o autor

Rubem Alves nasceu em Boa Esperança (MG). Entre 1953 e 1957, estudou teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP). Em 1964, formou-se mestre em teologia pelo Union Theological Seminary, Estados Unidos. Denunciado pelas autoridades da Igreja Presbiteriana como subversivo, em 1968, foi perseguido pelo regime militar. Abandonou a igreja e retornou com a família para os Estados Unidos. De volta ao Brasil, foi contratado para dar aulas de filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (SP). Em 1973, transferiu-se para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como professor adjunto na Faculdade de Educação. Foi então nomeado professor titular na Faculdade de Educação e, em 1979, professor livre-docente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da universidade. No início da década de 80, tornou-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise. É autor de inúmeros livros e colaborador em diversos jornais e revistas, com crônicas de grande sucesso. O autor é membro da Academia Campinense de Letras, professor emérito da Unicamp e cidadão honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.

Cantos do Pássaro Encantado Sobre o nascimento, a morte e a ressurreição do amor
Rubem Alves R$ 29,90
Noite de autógrafo com Rubem Alves
Cantos do pássaro encantado Jockey Piano Bar
Horário: a partir das 20h
Local: Jockey Piano Bar.
Praça Antônio Pompeo, 39, Centro. Campinas - SP
Entrada franca
Estacionamento: R$ 10
FONTE: Cosmo Online - Campinas,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário