domingo, maio 04, 2008

Único campeão do mundo no tatame, Corrêa faz "despedida" brasileira


04/05/2008 - 21h03
Único campeão do mundo no tatame, Corrêa faz "despedida" brasileira
Bruno Doro

Em Belo Horizonte (MG)

Sem João Derly ou Tiago Camilo, coube ao meio-pesado (100 kg) Luciano Corrêa o posto de estrela do time brasileiro da Copa do Mundo do Brasil. Nada mais adequado: campeão mundial em 2007, ele tenta seu segundo título em casa, em Belo Horizonte, cidade em que vive desde os 16 anos.

"Essa é uma grande chance para lutar para os amigos. Eu moro há muito tempo em Belo Horizonte e, se lutar no Brasil já é bom, lutar em casa é ainda melhor", diz o brasiliense, que treina em Minas desde 2000 - em 2001, já era da seleção brasileira.

Depois do evento na capital mineira, a seleção brasileira entra na reta final de preparação para as Olimpíadas de Pequim, com viagens, treinamentos de campo e pouco tempo em casa. A etapa brasileira da Copa do Mundo é, também, a grande chance para o judoca errar. "Agora é a hora para isso. Eu sei que preciso evoluir muito e tenho de testar o que foi feito na preparação. Por isso, a hora de errar é agora, para não errar nas Olimpíadas", diz o judoca de 25 anos.

Tanta preocupação em evoluir é justificada pela temporada ruim que Luciano está tendo até agora. Em 2008, seu melhor resultado foi o terceiro lugar na Copa Jigoro Kano, no Japão. Na Europa, foi sétimo na Super Copa do Mundo de Paris, mas perdeu rapidamente na etapa da Áustria.

"Foi minha pior participação na Europa. Todo mundo contra quem eu lutava sabia qual seria o meu golpe. Mas eu sei que ainda tenho espaço para evoluir muito até as Olimpíadas e é isso que vou tentar fazer", afirma o judoca, que vai para sua primeira Olimpíada.

A Copa do Mundo de judô termina nesta segunda-feira, com a disputa de quatro categorias, a partir de 10 horas. Lutam os pesados (+ 100 kg) e os meio-pesados (100 kg) entre os homens e as ligeiro (48 kg) e meio-leves (52 kg).


FONTE: UOL Esporte - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário