terça-feira, março 25, 2008

PR condecora professor norte-americano Russel Hamilton com medalha do Vulcão


PR condecora professor norte-americano Russel Hamilton com medalha do Vulcão
25-03-08

O professor e investigador norte-americano Russel Hamilton será condecorado com a medalha do Vulcão pela República de Cabo Verde. O acto acontece nesta sexta-feira, 28, na missão diplomática cabo-verdiana em Washington, e estará a cargo da embaixadora Fátima Veiga, que entregará a medalha em representação do presidente da República.
Pedro Pires justifica esta sua escola com a elevada contribuição do professor Russel Hamilton na divulgação e estudo das literaturas africanas de língua portuguesa e, em particular, da literatura cabo-verdiana. A ligação do investigador a Cabo Verde data de 1971 quando este visitou o arquipélago, como parte das pesquisas para seu livro “Vozes de um Império: A história da Literatura Afro-Portuguesa”, publicado em 1975
Hussel Hamilton, que é doutorado pela famosa Universidade de Yale, interessou-se pela literatura em língua portuguesa em 1964 quando frequentou a Universidade da Bahia, no Brasil. Durante a sua estada na chamada “capital africana” do Brasil, Hamilton publicou vários textos sobre os escritores brasileiros Jorge Amado e Graciliano Ramos e dedicou-se a combinar a análise textual com a realidade linguística e social daquele país.
Na década de 70, Hussel Hamilton descobriu a África lusófona, sua “nova paixão”, e publica em dois volumes, em 1981 e 1983, a obra Literatura Africana, Literatura Necessária. Este professor tem ainda um projecto de escrever um livro sobre as suas experiências sociais, culturais e intelectuais nos países de língua portuguesa.
A condecoração de Russel Hamilton acontecerá na próxima sexta-feira, 28, às 18 horas na Embaixada de Cabo Verde em Washington.

FONTE (photo include): A Semana online - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário