sexta-feira, março 28, 2008

Desejo e liberdade

DUSK
SALEEM KHAWAR
view image critique photo view portfolio (186 images)
*******************************************************

PALESTRA (27/3/2008)
Desejo e liberdade

Doutor em literatura e ciências humanas, o francês Camille Dumouilé fala hoje e amanhã, em Sobral, sobre o desejo e o teatro de Antonin Artaud
Camille Dumouilé é daqueles intelectuais que exergam e constroem pontes entre pensamentos, tenham eles se manifestado na forma de discursos científicos, filosóficos ou, mesmo, literários. Doutor em Literatura e Ciências Humanas pela tradicional Paris IV (Sorbonne), o pesquisador francês volta ao Ceará para duas palestras que trazem seu pensar transdisciplinar. Hoje e amanhã, ele é convidado do Semprevivas -Seminários Permanentes da Ecoa, em Sobral.

No Theatro São João, Dumouilé apresenta duas conferências - “Antonin Artaud : Teatro e Crueldade”, “O heroísmo do desejo”, em dias seguidos, sempre às 19 horas. Na passagem por Sobral, ele aproveita para lançar seu mais recente livro editado no Brasil, “O Desejo”. Publicado pela editora Vozes, a estudo traz, em sua primeira parte, um panorama da reflexão filosófica ocidental sobre o tema do desejo, tendo como principais interlocutores os filósofos Platão, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Spinoza, Schopenhauer, Nietzsche e os teóricos da psicanálise Freud e Lacan e outros à respeito do tema. Na segunda parte do estudo, são reunidos dois ensaios sobre a relação do desejo com o amor e a lei, além de um estudo sobre uma política do desejo.

O herói que deseja

As duas conferências são perpassadas pelo tema do desejo. Na primeira fala, ele aparece encarnado na figura provocadora de Antonin Artaud (1896 - 1948), poeta, dramaturgo e teatrólogo ligado à vanguarda surrealista. “Podemos dizer que ele foi uma espécie de herói moderno, representativo do sujeito livre. Artaud experimentou o desejo e a liberdade até a loucura”, explica Camille Dumouilé.

“Outro ponto que o liga ao desejo é a questão da crueldade. Ele mostrou que o século XX, que deveria ter sido o da felicidade e da modernidade, foi mesmo o século das guerras terríveis, como as assistidas nos primeiros 50 anos, de uma crueldade institucionalizada. Aqui, de novo voltamos à questão do desejo. É preciso saber como, na história, o desejo dos homens foi tão deformado. Porque, afinal de contas, os homens desejam sua servidão e a destruição?”, reflete.

Dellano Rios

Repórter
Mais informações:
SEMPREVIVAS - seminários com Camille Dumoulié, hoje e amanhã, às 19 horas, no Theatro São João (Pç. São João, em Sobral).

Contato: (88) 3611.2712
ENSAIO
"O Desejo"
Camille Dumoilé
R$ 55
336 páginas
2007
Vozes
FONTE: Diário do Nordeste (Assinatura) - Fortaleza,CE,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário