terça-feira, fevereiro 26, 2008

Judoca perto do sonho olímpico


Esporte26.02.2008 Atualizado 15:29hs
Judoca perto do sonho olímpico
Depois de vencer a seletiva pan-americana, sobrinho de Tranquillini já inicia trajetória que passa por Londres

Ádamo Araujo

A genética é infalível. Assim é a melhor maneira de definir os laços da família Tranquillini. Tradicional expoente do judô brasileiro, o sobrenome volta a alcançar os pontos mais altos dos pódios. Agora, quem veste o quimono é o jovem Vítor Hugo, sobrinho do tricampeão sul-americano, José Mário Tranquillini. Aos 17 anos, o judoca ficou com a vaga no Pan-Americano Júnior de Montevidéu, realizado no Uruguai, em abril, e dá início à caminhada rumo aos próximos jogos olímpicos de Londres, em 2012.
A vaga veio após a vitória na seletiva disputada no último final de semana, em São Paulo. Para garantir o passaporte para o Uruguai, Vítor Hugo precisou vencer sete lutas, seis delas por ippom. “Essa foi apenas a primeira etapa. Agora é pensar em fazer uma boa apresentação lá e já começar a pensar no Mundial (em outubro) e no Brasileiro (em novembro)”, conta o atleta. Vinícius Sakamoto e Gislaine Garcia também representarão o DF na disputa.
Com uma carga de treinamentos intensa, cerca de seis horas diárias, além da necessidade de conciliar o esporte com os estudos, o judoca começa a colher frutos das abdicações que o profissionalismo exige. No currículo, Vítor Hugo ostenta dois títulos brasileiros, um regional e um dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), além de um vice-campeonato na seletiva pan-americana de 2006.
De acordo com o lutador, a rotina como atleta não pára nunca. “Meu tio é meu técnico. Ele observa minha alimentação, os meus horários e me aconselha a ter uma vida mais regrada, para que possa atingir meus objetivos”.
ara o tio, que sempre acompanha o jovem judoca nas disputas, o principal é passar os exemplos colhidos em mais de 30 anos de esporte e em duas olimpíadas. “Eu vi muita gente chegar à medalha de ouro e tento ensinar naquilo que posso”, destaca o veterano José Mário.

FONTE (image include): ComuniWEB - Brasília,DF,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário