segunda-feira, dezembro 06, 2010

Clássicos tridimensionais



6 de dezembro de 2010
SOPA DE LETRINHAS

Surpresas de apelo estético complementam livros com histórias que agradam tanto ao público infantil quanto ao leitor adulto

Livro com artifícios como pop ups e dobraduras já não é coisa só para criancinhas. As publicações com imagens que saltam de dentro das páginas estão aparecendo também em obras destinadas a leitores um pouco mais velhos. É o caso de Frankenstein, Moby Dick e Vinte Mil Léguas Submarinas, três adaptações lançadas pela Publifolha.

Os clássicos de Mary Shelley, Hermam Melville e Júlio Verne trazem um atrativo a mais: as histórias são recontadas no formato de quadrinhos. Quem está por trás da coleção é Sam Ita, considerado um dos grandes nomes da engenharia de papel. O autor utiliza uma linguagem bastante coloquial e reconta as histórias, obviamente, de forma resumida, mas procurando ser fiel ao texto original.

Em Frankenstein, Ita reconta a trágica história escrita pela jovem Mary Shelley sobre o ambicioso homem que criou um monstro a partir dos corpos de outros homens. Dr. Victor Frankenstein logo percebe que não pode dominar os instintos de sua criatura. Acaba vendo serem mortas pessoas de suas relações, inclusive sua amada noiva Elizabeth. Ele então parte para uma caçada infindável. Por ter sido extremamente deturpada ao longo dos anos, a narrativa deve surpreender os leitores.

O mais recente lançamento da série é Vinte Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne. Ele leva os leitores a uma aventura nas profundidades do oceano. O Capitão Nemo e o professor Aronnax encontra criaturas fantásticas e algumas delas vão literalmente pular em quem está acompanhando a história. Com mais um pouco de tecnologia, Ita seria capaz de respingar os leitores com água salgada. O título deve interessar principalmente os meninos.

Há ainda Moby Dick, de Melville, que narra a obsessiva viagem do Capitão Arab em busca da baleia branca que o feriu. Outro título que vem conquistando garotos através dos tempos.

A coleção, portanto, reúne importantes representantes da produção mundial de suspense, aventura e ficção-científica. Usando um formato que proporciona maior diversão e interatividade com o livro, acaba por aproximar o público juvenil de obras indispensáveis para sua formação cultural.

Frankenstein, Moby Dick e Vinte Mil Léguas Submarinas, de Sam Ita. Trad. Fernando Nuno e Bruno Rodrigues. Publifolha. 16 págs (cada)., R$ 59,90 (cada)


MÁRCIA FEIJÓ
FONTE: Diário Catarinense

URL FONTE: http://www.clicrbs.com.br/
URL MATÉRIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário