terça-feira, novembro 30, 2010

Seminário Internacional de Jornalismo Cultural. Eu vou!



Fabio Malini


Evento internacional de jornalismo cultural promovido pelo Itaú Cultural conta com a com a presença de representantes da The New Yorker, The Guardian, UbuWeb, da Associação de Internacional de Pesquisadores da Internet (Aoir) e do MIT, Revista Época, Folha de S.Paulo, Scream & Yell entre outros.

pRINCÍPIOS iNCONSTANTES, p//i, é o nome da terceira edição do Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, a ser realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro, na Sala Itaú Cultural, com entrada franca. Os princípios, fundamentos e constantes mudanças na prática jornalísticas são as principais personagens do seminário. Com isso, os debatedores convidados vão conversar com o público sobre temas como o valor da crítica de arte, as novas formas de circulação de informação na música, no cinema, no mundo dos livros etc, o desafio de renovar para preservar os leitores e a audiência na era da competição predatória e da emergência de novas mídias e linguagens. Também serão discutidos os novos requisitos exigidos dos profissionais, especialmente editores, entre outros assuntos, segundo a programação abaixo.

Como debatedores foram convidados Blake Eskin, editor de web da The New Yorker, Alex Needham, jornalista, crítico e editor de cultura do site guardian.co.uk, do jornal britânico The Guardian, Cao Guimarães é cineasta, José Castello, jornalista, escritor, Luís Antônio Giron, jornalista, escritor, editor da seção de livros da revista Época, Mia Consalvo, presidente da Associação de Pesquisadores da Internet (Aoir) e professora do programa Comparative Media Studies do Massachusetts Institute of Technology (MIT), entre outros profissionais.

Na primeira noite do evento vão ser lançadas três publicações relacionadas ao programa Rumos Jornalismo Cultural, edição 2009-2010. A revista pRINCÍPIOS iNCONSTANTES, o Mapeamento do Ensino de Jornalismo Digital no Brasil em 2010 e a :singular2

Itaú Cultural
Av Paulista 149 [50 metros do Metrô Brigadeiro]
de quarta 8 a sexta 10 dezembro 2010
[ingresso distribuído com meia hora de antecedência]
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO

quarta 8

17h30 O Valor da Crítica

A demanda por novos especialistas no ambiente de profusão e relevância relativa dos artistas. Se o artista se torna “irrelevante” em termos do impacto de sua presença na sociedade, como se processa a crítica? Serão abordados a crise da crítica, os novos sentidos e os mecanismos e processos de validação na mídia tradicional e nos meios virtuais.

com Fabio Malini, Luís Antônio Giron e Stuart Stubbs mediação Jeder Janotti

19h30h A Cultura de Ícones – Interações

A palavra ícone é dispositivo (metafórico) para a discussão de novas formas de circulação de informação na música, no cinema, no mundo dos livros etc. Da era dos “grandes ícones” culturais e/ou intelectuais do século XX, passou-se, na atualidade, à era dos “ícones de tela” de computador. Estariam os artistas e os intelectuais se tornando irrelevantes segundo os antigos padrões?

com Juan Freire e Mia Consalvo mediação Rachel Bertol

quinta 9

17h30 O Editor e as Possíveis Narrativas

Os novos requisitos exigidos dos profissionais, especialmente editores, em tempos de narrativas fragmentadas serão o foco das discussões. Editar ganha novos sentidos, inclusive na maneira de “diagramar” uma página de web, com ferramentas de design virtual. Serão discutidos o impacto no jornalismo cultural e as novas relações com o público.

com Alex Needham, Jan Fjeld e Marcelo Costa mediação Antonio Prada

19h30 Audiência: Renovar para Preservar

O desafio de renovar para preservar os leitores e a audiência na era da competição predatória e da emergência de novas mídias e linguagens. Como manter vivos os princípios do bom jornalismo cultural no momento em que entretenimento e jornalismo muitas vezes se tornam indistintos?

com Blake Eskin, Marcos Strecker e Pablo Miyazawa mediação Cassiano Elek Machado

sexta 10

17h30 Criatividade e Narrativas – Fundamentos

Diferentemente do que ocorre nos setores de hard news, na área cultural os repórteres lidam, através de suas fontes, com o contingente da criação e do intelecto. A criatividade e o domínio de narrativas são instrumentos importantes dos profissionais dessa área. O repórter de cultura, hoje, corre risco de se anular diante da agenda da indústria cultural?

com Cao Guimarães, Humberto Werneck e José Castello mediação Claudiney Ferreira

19h30 A Cultura de Ícones II – Percepções

Debate sobre a possibilidade de novas percepções como desdobramento da tecnocultura midiática. Se a maneira de acessar a cultura se modifica, estariam essas mutações engendrando um novo repertório de percepções? Como essas transformações podem impactar o diálogo do jornalismo cultural com o público?

com João Carlos Salles e Kenneth Goldsmith mediação Giselle Beiguelman.

Quem é Quem

Alex Needham é jornalista, crítico e editor de cultura do site guardian.co.uk, do jornal britânico The Guardian. Escreve sobre arte, música e moda para publicações internacionais, como Fantastic Man e The New York Times. Trabalhou para revistas como Smash Hits, The Face e NME.

Antonio Prada é diretor de mídia do Terra, coordenador-geral do Terra TV e responsável pelo conteúdo do portal no Brasil, na América Latina e nos Estados Unidos. Foi diretor de novas mídias e editor-chefe do Diário do Grande ABC e colaborador de revistas como Bravo! e República.

Blake Eskin é editor de web da The New Yorker, apresentador do podcast The New Yorker Out Loud e autor de A Life in Pieces: The Making and Unmaking of Binjamin Wilkomirski, considerado pelo New York Times um dos mais notáveis livros de 2002. Fundou e editou o site Nextbook e trabalhou no Conselho de Relações Internacionais e no jornal Forward.

Cao Guimarães é cineasta. Dirigiu documentários premiados como Andarilho (2007), Acidente (2007) e Da Janela do Meu Quarto (2004) e lançou (2010) uma versão para cinema de Catatau, do poeta Paulo Leminski, realizada com o apoio do Itaú Cultural.

Cassiano Elek Machado é jornalista e cientista social. Desde 2008 é diretor editorial da CosacNaify. Trabalhou no caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, foi redator-chefe da revista Trip e trabalhou por dois anos na revista Piauí.

Claudiney Ferreira é jornalista e gestor do Itaú Cultural para as áreas de literatura e jornalismo, na qual é responsável pelo programa Rumos Jornalismo Cultural.

Giselle Beiguelman é midiartista, professora dos cursos de pós-graduação em comunicação e semiótica e tecnologias da inteligência e design digital da PUC/SP, editora da seção Novo Mundo da revista eletrônica Trópico e autora de O Livro Depois do Livro e Link-se, entre outros.

Fabio Malini é professor de jornalismo na Ufes, ativista do Fórum de Mídia Livre e da Universidade Nômade, um dos editores da revista on-line GlobalBrasil e consultor do Onda Cidadã – Mapeamento Nacional da Comunicação Autônoma para o Itaú Cultural.

Jan Fjeld é diretor de showbiz do UOL. Norueguês, reside no Brasil desde 1986. Trabalhou como programador na Eldorado FM, assessor de imprensa das gravadoras EMI, Virgin e Paradoxx, colunista da Bizz e do Jornal da Tarde e colaborador da Folha de S.Paulo.

Jeder Janotti é pesquisador, baterista, professor adjunto da Ufal e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, onde coordena o grupo de pesquisa Mídia e Música Popular Massiva.

João Carlos Salles é professor do Departamento de Filosofia da UFBA, autor de A Gramática das Cores em Wittgenstein e Retrato do Vermelho e Outros Ensaios, entre outros, e dirigente da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

José Castello é jornalista, escritor, colunista do Prosa & Verso do jornal O Globo, colaborador do Valor Econômico, das revistas Bravo! e Época e do mensário Rascunho e autor de Inventário das Sombras, A Literatura na Poltrona/Jornalismo Literário em Tempos Instáveis e Ribamar.

Juan Freire é professor titular na Universidade de La Coruña, responsável pela cátedra de Economia Digital da Escola de Organização Industrial, de Madri, consultor requisitado de inovação e estratégia em novos meios e autor do blog Nómada (nomada.blogs.com).

Humberto Werneck é jornalista, escritor e autor de O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle, O Desatino da Rapaziada, O Pai dos Burros – Dicionário de Lugares-Comuns e Frases Feitas e O Espalhador de Passarinhos & Outras Crônicas. Trabalhou na Veja, na IstoÉ, no Jornal da Tarde, no Jornal do Brasil e na Playboy, entre outras publicações.

Kenneth Goldsmith é professor da Universidade da Pensilvânia, editor do livro I’ll Be Your Mirror: The Selected Andy Warhol Interviews, editor sênior do PennSound – arquivo de poesia online – e autor do livro de ensaios Uncreative Writing (no prelo) e de dez publicações de poesia. Coeditou Against Expression: An Anthology of Conceptual Writing (no prelo) e fundou UbuWeb, no qual também foi editor.

Luís Antônio Giron é jornalista, escritor, editor da seção de livros da revista Época, autor da coletânea de contos Até Nunca Mais por Enquanto, entre outros, e organizador da antologia Minoridade Crítica, com textos de autores clássicos, como Machado de Assis.

Marcelo Costa é editor do site de música Scream & Yell e integrante da equipe de coordenação da primeira página do iG. Já trabalhou na redação de diferentes publicações e sites, como Notícias Populares, Zip.Net, UOL e Terra, e colaborou para as revistas Pipoca Moderna, Bilboard Brasil e Rolling Stone, entre outras.

Marcos Strecker é jornalista, crítico e editor de mídias sociais da Folha de S.Paulo, onde coordenou páginas de livros, foi correspondente-bolsista em Paris, editorialista e editor-assistente do caderno Mundo. Fundou o site Cineguia e dirigiu o documentário Julia Mann – Memórias do Paraíso.

Mia Consalvo é presidente da Associação de Pesquisadores da Internet (Aoir), professora do programa Comparative Media Studies do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, coeditora do Blackwell Handbook of Internet Studies e autora do Cheating: Gaining Advantages in Videogames, seu mais recente livro.

Pablo Miyazawa é jornalista, editor da Rolling Stone, Brasil, autor do blog Gamer.br, um dos criadores do coletivo Gardenal.org e colunista da EGM Brasil e da revista ESPN. Foi editor de publicações infantojuvenis da editora Conrad, colaborou com a Folha de S.Paulo, com as revistas Set, MTV, Play e com o Trama Universitário e assinou uma coluna televisiva no Notícias MTV.

Rachel Bertol é jornalista, colaboradora do jornal Valor Econômico para o suplemento cultural e curadora do III Seminário Internacional Rumos de Jornalismo Cultural – pRINCÍPIOS iNCONSTANTES. Trabalhou para o suplemento literário do jornal Le Monde e durante 15 anos no jornal O Globo, dos quais 9 no suplemento de livros.

Stuart Stubbs é jornalista britânico, fundador e editor da publicação mensal Loud and Quiet, distribuída gratuitamente e disponível em versão online. A publicação tem se destacado por apresentar uma nova visão da diversidade da cena alternativa musical da Inglaterra.

FONTE: BLOG DO MALINI
http://www.fabiomalini.com/
http://www.fabiomalini.com/?p=8234

IMAGEM: adrianacrisanto.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo6:44 PM

    I couldn't resist commenting. Very well written!

    my webpage - mountain coffee

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:24 PM

    Very good article! We will be linking to this great
    content on our site. Keep up the great writing.

    Feel free to visit my site More Help

    ResponderExcluir