NO ESTÁGIO OPERATÓRIO-CONCRETO.
¹Salles, Kleber Caldas; ²Jorge, Rodnei; ³Maurício, Denise Rodrigues;
¹Universidade Bandeirante de São Paulo; ² Instituto Biodelta de Ensino e Pesquisa; ³Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo/SP
Introdução: A filosofia do Judô é baseada em: Jitakyoei (bem estar e beneficio mútuo), Seiryokuzenyo (máxima eficiência com mínimo esforço) e Ju (suavidade). Nesta fase que a criança passa por transformações, no que esses pilares podem contribuir para esse desenvolvimento? A história de judô mostra que mais que um esporte o judô é uma filosofia de vida. Onde o respeito e disciplina são características marcantes. Objetivos: unir a filosofia do judô ao desenvolvimento cognitivo no estágio operatório concreto de Jean Piaget (fase de iniciação no judô), com intuito de definir quais pontos o judô pode contribuir. Devido as características que se iniciam nesta fase, a criança pode compreender além de regras, a importância de suas atitudes, transposição de idéias e a reversibilidade de pensamento. Métodos: estudo dos princípios do judô através de pesquisa e observação aos treinos, desta forma possibilitando a união e a comparação com a teoria da aprendizagem, mais especificamente do Operatório concreto. Resultados:. Em um primeiro momento os exemplos encontram-se o mais próximo da realidade, o benefício mútuo encontra-se no auxílio de um judoca mais graduado a um menos graduado, mesmo sendo um esporte individual o judô não é um esporte individualista, a máxima eficiência com o mínimo de esforço é o princípio que mais rapidamente é assimilado pelas crianças já que sem ele as técnicas do judô não tem máxima eficácia e a suavidade é caracterizada em seu comportamento, não se pode haver transposição dos limites, o equilíbrio é fundamental.Todos são exemplos de fácil assimilação para uma criança, pois ela tem contato com essas situações a todo treino.Conclusão:. Então podemos concluir que O JUDÔ ATRAVÉS DE SUA FILOSOFIA PODE SIM INFLUENCIAR E AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO ESTÁGIO OPERATORIO CONCRETO NA ASSIMILAÇÃO DE REGRAS, TRANSPOSIÇÃO DE IDÉIAS E NA EVOLUÇÃO DE SUAS RELAÇÕES SOCIAIS.
Kleber Salles - Perfil do Autor:
•Formado em Educação Física - Universidade Bandeirante de São Paulo
•Faixa Preta de Judô 2ºDan
•Técnico de Judô da Universidade Santo Amaro ( Atlética MED STO AMARO)
•Professor de Judô do IEBB - Instituto Educacional Batista Bíblico
•Professor de Musculação
•Organizador de Eventos Esportivos
•Palestrante em Cursos, treinamentos de campo e palestras sobre Judô e Organização de Eventos.
Sensei Kleber Salles
musicakl@hotmail.com
http://www.judotuchida.webnode.com.br/
www.cev.org.br/qq/kleber-salles
FONTE: http://www.artigonal.com/
http://www.artigonal.com/lutas-artigos/a-importancia-do-judo-para-o-desenvolvimento-cognitivo-3724380.html
IMAGEM: otib.de
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