quarta-feira, novembro 24, 2010

Jogos Asiáticos: Segundo caso de dopagem, outro atleta uzbeco

Guangzhou, 24 nov (Prensa Latina) O lutador uzbeco Jakhongir Muminov figura hoje como o segundo caso de dopagem dos XVI Jogos Asiáticos, ao dar positivo a um controle com esse fim que detectou a ingestão de metilhexanamina, estimulante proibido.

A prova se lhe realizou na sexta-feira passada, o mesmo dia em que a seu compatriota Shokir Muminov lhe retiraram a medalha de prata ganha na divisão dos 81 quilogramas da lide de judô por igual indisciplina. Os dois concorrentes não têm parentesco, segundo se precisou.

Ante esta coincidência o presidente da Comissão Médica do Conselho Olímpico da Ásia, Mani Jegathesan, explicou hoje em entrevista coletiva que "não existe evidência para provar um uso sistemático da dopagem por parte do Uzbequistão".

São dois casos separados, acrescentou o funcionário, mesmo que esclareceu que por tratar-se do mesmo país e substância, "lhes indicamos que valeria a pena investigar".

De acordo com a fonte, mais de 30 esportistas dessa nação foram submetidos a exames antidoping.

Segundo informou o comitê organizador, as mencionadas provas somavam mil 262 até ontem.

O lutador de 23 anos e dos 84 quilogramas estilo greco-romano ficou fora das medalhas no torneio nesta cidade, capital da suroriental província chinesa de Guangdong.

Depois da sanção aplicada a seu companheiro, o japonês Masahiro Takamatsu e o kazajo Islã Bozbayev passaram a ocupar o segundo lugar compartilhado na justa de judô (81 kgs).

Inaugurados no último dia 12 e com sua clausura anunciada para o próximo sábado, estes jogos reúnem a atletas de 45 países e regiões, com um programa de 42 esportes.

bq/mv/lam

Modificado el ( miércoles, 24 de noviembre de 2010 )

FONTE: Prensa Latina

http://www.prensa-latina.cu/
http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=240806&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário