quarta-feira, novembro 17, 2010

Exposição traz elementos folclóricos sob perspectiva cubista

Obra do artista Martins Porangaba que faz parte da exposição O Lobisomem e a Donzela

Inaugura no próximo dia 18 na Bel Galeria de Arte, em São Paulo, a exposição O Lobisomem e a Donzela, do pintor Martins Porangaba. As 35 telas em acrílica apresentadas na mostra revelam forte influência cubista, com presença marcante das cores para a composição de cenários que misturam a figura humana com elementos de uma natureza fantástica.

Martins Porangaba tornou-se reconhecido após a realização nos anos 80 da série "Macunaíma", inspirada na obra de Mário de Andrade. Desde então participou de mais de 40 exposições individuais no Brasil e outros países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Dinamarca, China e França.

A ideia de unir a figura feminina, já muito presente em seus trabalhos anteriores, com a figura folclórica do lobisomem surgiu quando o artista ilustrou o livro "Os Causos que o Povo Conta", da escritora Regina Miranda. O desenho para o conto "Um Velho Lobisomem" deu origem a uma pintura que serviu como ponto de partida para a criação da nova série.

Os trabalhos reunidos para a exposição O Lobisomem e a Donzela foram realizados pelo artista entre os anos de 2005 e 2010. Eles podem ser conferidos até o dia 17 de dezembro, com entrada gratuita.

SERVIÇO

Exposição: O Lobisomem e a Donzela, de Martins Porangaba
Abertura: 18 de novembro às 19h
De 19 de novembro a 17 de dezembro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados das 9h às 13h
Bel Galeria de Arte
R. Paraguaçu, 334 - Perdizes - São Paulo (SP)

Entrada gratuita

Informações: (11)3663-6100

FONTE: Terra Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário