segunda-feira, novembro 01, 2010

Catrinas, altares, caveiras e seres do além invadem as ilhas de CU

29/10/2010

Na Mega Oferenda 2010 da UNAM se exhiben ao redor de 83 altares, nos que destacam personagens políticos e sociais como Carlos Monsiváis e Octavio Paz
 
Sob um ambiente festivo colmado de humor, sarcasmo, folclor e irreverência, ontem à noite a catrina aportou à Mega Oferenda 2010 Pelos séculos e os séculos, que se instalou em Cuidai Universitária (CU).

Ao ocultar-se o sol, centos de veladoras alumiavam a zona das Ilhas de CU, onde se exhiben ao redor de 83 altares, nos que destacam lemas políticos e sociais.

Enfeitadas com flores de cempasúchil, papel picado e calaveritas de açúcar, chocolate ou amaranto, tudo com cheiro a copal, a Mega Oferenda 2010 mantém viva uma das tradições ancestrais da cultura nacional.

Na esplanada central, a música tradicional mexicana e os disfarces alusivos à morte enfeitam e simbolizam as manifestações afetivas para a morte, como homenagem e celebração aos personagens falecidos que marcaram a história do país.

Evocados com uma foto, Octavio Paz (1914–1998), Rosário Castelhanos (1925-1974), Xavier Villaurrutia (1903-1950) e Carlos Monsiváis (1938-2010), entre outras figuras da cultura mexicana, são os protagonistas deste festejo.

Miguel Hidalgo (1753–1811), José María Morelos (1765-1815), Agustín de Iturbide (1783-1824) e Dona Josefa Ortiz de Domínguez (1774-1829), também são recordados e escenificados na “Alhóndiga de Granaditas” representada neste lugar.

Com uma estatura três metros aproximadamente, vestida de cor alaranjada, com tranças e sobrero, a catrina percorria a mega oferenda acompanhada de vários jovens que aproveitaram para tomar-se uma foto com o personagem mais popular desta celebração.

Famílias inteiras, apaixonadas das festas tradicionais de México apreciam os altares que permanecerão no área verde do Campus Central da Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), até o próximo 2 de novembro.

Estudantes deste recinto universitário realizaram um performance no que as "Catrinas" interactúan com o público, tomaram-se fotos e posaram como se fosse uma das passarelas mais coincididas no mundo da moda.

Na mega oferenda 2010 se podem ler alguns versos, os quais, igual que os disfarces, fazem culto à morte.

Desta forma, a comunidade da UNAM e de outras instituições educativas exaltaram sua criatividade e imaginação, a fim de conservar as tradições mexicanas, reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Este Festival Universitário de Dia de Mortos 2010 foi oficialmente inaugurado com uma procissão realizada pela comunidade universitária, ato no que participaram centos de estudantes que carregavam sobre seus ombros caveiras.

Ademais, ofereceu-se um concerto de rock no palco do Foro Mitlán, onde se congregaram centos de estudantes para desfrutar desta grande celebração.

Cabe assinalar que a partir de hoje se poderá desfrutar neste foro de concertos de rock, música tradicional mexicana, latinoamericana e celta, bem como de obras de teatro, poesia, dança folklórica e contemporânea.

Os altares foram colocados por alunos, mestres e trabalhadores da Máxima casa de estudos, bem como por planteles educativos privados, que em conjunto dão vida ao XIII Festival Universitário de Dia de Mortos 2010

. Cabe assinalar que nesta ocasião, o festival está dedicado ao Bicentenario da Independência e Centenário da Revolução mexicanas, bem como à celebração pelos 100 anos da UNAM.

Fonte: Con información de Milenio
http://noticias.universia.net.mx/

Nenhum comentário:

Postar um comentário