quinta-feira, outubro 07, 2010

Escritor peruano Mario Vargas Llosa ganha o Nobel de Literatura

O escritor peruano Mario Vargas Llosa (1936 -) ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2010. Esta é a quarta vez que um escritor sul-americano recebe a honraria, depois de Gabriela Mistral, em 1945, Pablo Neruda, em 1971, e Gabriel García Márquez, em 1982. O prêmio foi anunciado nesta quinta (7) na sede da Academia Sueca, em Estocolmo.

Além de romancista, Llosa também escreveu peças de teatro e ensaios. Isso sem contar a sua atuação como jornalista, fazendo dele um dos maiores da América Latina. Apesar de ter iniciado sua carreira literária na Europa, grande parte de seus romances se passa no Peru.

Um dos principais aspectos de sua obra é como ele mescla o mundo real com técnicas narrativas de vanguarda, criando sempre uma atmosfera fantástica de duplo. O escritor segue uma escola de literatura de protesto, que é uma das marcas da ficção peruana, expondo sempre situações de racismo, violência e corrupção política.

O comitê informou em um comunicado que Llosa recebeu o prêmio, que vem acompanhado de uma quantia de R$ 2,6 milhões, “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual”.

Vale lembrar que o escritor já recebeu diversos prêmios em sua carreira, entre eles o Prêmio Cervantes, em 1995, e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras, em 1986.

Seus principais livros são: A Casa Verde, A Cidade e os Cachorros, Travessuras da Menina Má e Pantaleão e as Visitadoras. Outras obras igualmente importantes são A Guerra do Fim do Mundo, em que retrata a nossa Guerra de Canudos, e Conversas na Catedral, livro que relembra a ditadura peruana.

A participação política de Llosa no Peru sempre foi presente. Em 1990, concorreu à presidência do país e chegou ao segundo turno, mas perdeu para Alberto Fujimori. Depois disso, foi morar em Londres, onde vive até hoje.

Lista dos últimos 15 vencedores do Nobel de Literatura:

2010: Mario Vargas Llosa (Peru)
2009: Herta Müller (Alemanha)
2008: Jean-Marie Gustave Le Clézio (França)
2007: Doris Lessing (Grã-Bretanha)
2006: Orhan Pamuk (Turquia)
2005: Harold Pinter (Grã-Bretanha)
2004: Elfriede Jelinek (Áustria)
2003: J.M. Coetzee (África do Sul)
2002: Imre Kertész (Hungria)
2001: V.S. Naipaul (Grã-Bretanha)
2000: Gao Xingjian (França)
1999: Günter Grass (Alemanha)
1998: José Saramago (Portugal)
1997: Dario Fo (Itália)
1996: Wislawa Szymborska (Polônia)

Por equipe do R7

Veja mais:

+ Filho de Vargas Llosa recorda Borges
+ Presidente diz que prêmio é ato de justiça
+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

FONTE: R7

http://entretenimento.r7.com/

2 comentários:

  1. Não gosto e não entendo o prêmio Nobel. Acho que é tudo relacionado a dinheiro e assim sendo, levam as pessoas aquelas limitações humanas demais. Enfim, nem sempre os melhores são agraciados, não é mesmo?
    Beijos com açúcar e com afeto

    ResponderExcluir
  2. Não é bem assim, é claro que existe uma compensação financeira adequada à grandeza do galardão, mas já viu a quantidade de escritores geniais que o receberam? este é apenas mais um. Pena que o António Lobo Antunes ficasse outra vez de fora.

    ResponderExcluir