segunda-feira, outubro 11, 2010

Artes plásticas // A poesia de Pedro de Souza

Nova série de pinturas do artista está em exposição na Galeria Arte Maior. Foto: Pedro Souza/Divulgação
O artista plástico Pedro Souza está com expsoição individual em cartaz na Galeria Arte Maior, em Boa Viagem. Conhecido pelos retratos de crianças em brincadeiras lúdicas, o artista faz uma retrospectiva de sua carreira a partir de 32 obras em óleo sobre tela. Os temas que inspiram o artista são reflexos do cotidiano: brincadeiras infantis, festas, carnaval, folclore. "Algo que me marca muito é o carinho, a poesia. Nos quadros, gosto de abraços, de revelar sentimentos", explica.

As brincadeiras infantis que foram tema de sua última exposição, em 2004, aparecem novamente nesta coleção, de bonecas a partidas de futebol. O traço leve e arrendondado marca as expressões singelas dos personagens, mesmo aqueles poucos que não são infantis. Para o marchand Sérgio Oliveira, "ele conseguiu capturar a inocência e meiguice dessas crianças, ora fantasiadas de palhaços ou índios, ora simplesmente segurando suas bonecas de pano".

Aos 63 anos, Pedro Souza prenuncia uma mudança em sua obra, embora ainda não apareça nesta mostra. "Não quero trabalhar só em cima do folclore. Quero explorar personagens mais adultos", defende. Há dois anos, ele tem essa pretensão, mas nas encomendas as pessoas já pedem as crianças. "Ter liberdade é bem melhor", confessa. Apesar disso, não pensa em outras mostras individuais para breve. "Não sou muito chegado à exposição. Fico tímido", ri. (Luiza Maia, especial para o Diario)

Serviço

Esposição de Pedro Sousa
Onde: Galeria Arte Maior (Avenida Conselheiro Aguiar, 1472, loja 63, Boa Viagem)
Quando: Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e nos sábados, das 9h às 13h
Informações: 3301-4354


FONTE: Diário de Pernambuco
http://www.diariodepernambuco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário