sábado, setembro 25, 2010

Zé Ramalho e alunos da rede municipal emocionam público



Publicado por Redação Paraíba.com.br em 25/09/2010
18h07
 
A noite desta sexta-feira (24) na Capital foi dedicada a música e a poesia do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. Ele realizou um dos shows mais memoráveis de sua carreia nas areias da praia do Cabo Branco. O evento fez parte do projeto Ano Cultural da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretária de Educação (Sedec), que nesta quarta edição homenageia o artista paraibano.

Alunos da rede municipal de ensino que participaram do Festival de Música, realizado há 15 dias na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes tiveram a oportunidade de subir ao palco ao lado de Zé Ramalho. A plateia pôde conferir a exibição de um vídeo documentário que contou a história do projeto Ano Cultural, que ao longo dos anos vem despertando o interesse dos alunos pela cultura e a arte da terra em que vivem.

O sexteto da banda marcial da Escola Municipal Augusto dos Anjos abriu o show da noite. Tomado pela emoção, Zé Ramalho prestigiou o público com seus maiores sucessos. 'Chão de giz', 'Avôhai', 'Admirável gado novo', 'Beira mar', 'Frevo mulher', além de outras canções ecoaram da voz marcante do artista e das milhares de vozes que o acompanharam.

Para Zé Ramalho, a homenagem prestada pela Prefeitura é um dos momentos mais importantes de sua carreira. “Eu não fazia idéia dessa organização tão grande e do poder que isso contém. Ver os alunos do ensino público e os professores trabalharem o ano inteiro em cima das minhas obras talvez seja a maior homenagem que eu já recebi em toda a minha vida e provavelmente será a maior até o fim”, disse o homenageado.

Zé Ramalho falou ainda da importância da realização do Ano Cultural. “Eu nunca tinha visto em nenhuma cidade do Nordeste homenagens feitas não só a um artista, mas a vários segmentos da cultura. Esse trabalho da Secretaria de Educação é da maior importância porque não só porque prestigia, como também recompensa a obra do artista que ainda está vivo para receber tais homenagens. Só tenho que agradecer a cidade de João Pessoa e a Prefeitura”, agradeceu.

A Secretária da Sedec, Ariane Sá, fez questão de destacar os trabalhos dos alunos. “As crianças conseguiram se desenvolveram muito esse ano. A gente conseguiu neste Ano Cultural somar duas coisas importantes para a educação das crianças: a alfabetização musical e parte textual que foi contada em cima das poesias”, explicou.

Projeto Ano Cultural – Essa é quarta edição do Ano Cultural, que teve início em 2007 homenageando personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna; em 2008, o Ano Cultural José Lins do Rego e em 2009 o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto.

Esse ano o projeto está sendo intitulado Ano Cultural Zé Ramalho, uma homenagem a um artista que amplia a visibilidade do Estado da Paraíba com sua música, que rompe as fronteiras regionais e cumpre seu papel de expressão universal.

Sua obra se fará presente no cotidiano das escolas da rede municipal de ensino como subsídio para ações educacionais e culturais a serem desenvolvidas por estudantes de todos os níveis da educação municipal.

FONTE: Paraiba.com.br
http://www.paraiba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário