terça-feira, setembro 21, 2010

Nobel e cartoonista dinamarquês no Simpósio da Feira

A iraniana Shirin Ebadi, Prémio Nobel da Paz (2003) e Kurt Westergaard, cartoonista dinamarquês que criou o controverso trabalho sobre o profeta Maomé, são presenças confirmadas no X Simpósio.
Agência EDVI

O Simpósio, organizado pela Câmara de Santa Maria da Feira, sobre o tema "Identidade, Liberdade e Violência", decorre dia 02 de Outubro no auditório da Biblioteca Municipal.
 A iniciativa reúne, à semelhança das edições anteriores, "personalidades com experiências de vida diversas, o que determina que este encontro constitua um momento único de reflexão e discussão sobre um tema candente".

A autarquia organiza este Simpósio desde 2000, coordenado por Renzo Barsotti.

No ano passado, Roberto Saviano, jornalista, condenado à morte pela máfia napolitana, autor do livro «Gomorra», foi um dos conferencistas.
 Depois de Salman Rushdie, que esteve em Santa Maria da Feira em 2006, Saviano foi o segundo escritor perseguido a marcar presença neste encontro.

Euardo Lourenço, Francesco Alberoni, António Di Pietro, Vasco Graça Moura, José Saramago, Oliviero Toscani, Gianni Vattimo, Giuliana Sgrena, Bernard Henri-Lévy, Paul Rusesabagina e Fernando Savater são alguns dos nomes que já participaram.

O Simpósio contextualiza-se na actividade cultural da Biblioteca Municipal, a primeira do País (de carácter pública) a obter certificação de qualidade, em 2006



Nenhum comentário:

Postar um comentário