quarta-feira, setembro 22, 2010

Guerra Junqueiro em cinco línguas

Secção: Cultura

O poema “A Lágrima”, de Guerra Junqueiro, foi apresentado aos conterrâneos do poeta

A obra “A Lágrima”, de Guerra Junqueiro, ilustrada por Urbano Resende, foi apresentada em duas reedições traduzidas para cinco línguas.

A coordenação do trabalho é da responsabilidade de Henrique Pereira, da Universidade Católica do Porto (UCP).

A edição tem a chancela da “Lello Editores”, que há três gerações mantém uma relação editorial com a obra de Junqueiro.

A publicação apresenta-se com uma edição especial com uma tiragem de 150 exemplares, numerados para assinalar os 160 anos do nascimento de Guerra Junqueiro, no âmbito das comemorações do Centenário da República Portuguesa.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (CMFEC), Pedro Mora, a edição foi um trabalho delicado, mas deu os seus frutos. “Foi com muito regozijo que assistimos em Freixo de Espada à Cinta ao lançamento de um poema tão emblemático da vasta obra de Guerra Junqueiro”, realçou o autarca.

O poema foi escrito em 1888, “por reacção ao grande incêndio do teatro Baquet (Porto)”, onde se estima que ”morreram calcinadas pelo menos 120 pessoas”.


Exposição itinerante sobre o poeta de Freixo de Espada à Cinta percorre o País


“Guerra Junqueiro estava em Viana do Castelo à data do trágico acontecimento que marcou a história da Invicta. Depois de escrito, o poema foi oferecido para que os dividendos da venda revertessem a favor das vítimas do incêndio”, resumiu o coordenador do projecto, Henrique Pereira.

A publicação do texto de Junqueiro é uma iniciativa da CMFEC, em parceria com a Escola das Artes da UCP, com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

A obra foi apresentada em duas edições distintas, uma de luxo, outra em formato de livro de bolso. “Não é uma mera obra de Junqueiro. A esta juntam-se as traduções para castelhano (António Rey Soto), italiano (Guido Battelli) e francês (Jules Superville)”, salientou o investigador.

A exposição itinerante subordinada ao tema “Guerra Junqueiro: de Freixo para o mundo”, que acompanha o projecto, está a ser “ bastante solicitada” pelas escolas da região Norte do País.

“A mostra está patente nos jardins da UCP, onde permanecerá até quinta-feira, para depois seguir para Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo”, adiantou Pedro Mora.


Por: Francisco Pinto

FONTE: Jornal Nordeste
FOTO: harmoniadomundo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário