quarta-feira, setembro 22, 2010

Argentina ganha Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Ter, 21 Set, 06h05


Buenos Aires, 21 set (EFE).- A escritora argentina María Laura Devetach ganhou hoje o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, que em sua sexta edição reconheceu a extensa trajetória da veterana autora dedicada ao público jovem.

María Laura começou sua carreira em 1966 com "La Torre de Cubos" e, desde então, publicou mais de 70 títulos na Argentina, Cuba, Estados Unidos, Alemanha, México e República Tcheca, pelos quais já recebeu importantes reconhecimentos, como o Prêmio Casa das Américas em 1975.

O prêmio que ganhou hoje, que inclui a quantia de US$ 30 mil, reconheceu a capacidade de Devetach de "cultivar diferentes gêneros com um tratamento literário da realidade sem condescendências e um uso da linguagem com um estilo próprio que se mantém atual ao longo de diferentes gerações de leitores", afirmou a porta-voz do júri e catedrática da Universidade de Valência, Gemma Lluch.

Marina Colasanti, jornalista ítalo-brasileira radicada no Brasil desde 1948, e Agustín Fernández Paz, ganhador do Prêmio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil da Espanha de 2008, receberam menções especiais neste evento organizado pela Fundação SM.

No total, 30 escritores de 11 países concorriam ao prêmio, que reconhece autores que tenham desenvolvido com excelência uma carreira literária no âmbito infantil e juvenil em nações ibero-americanas.

A premiação, que faz parte do Plano Ibero-Americano de Leitura, conta com o apoio do Escritório Regional de Educação da Unesco para a América Latina e o Caribe (OREALC), e da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), entre outras entidades, com o objetivo de fomentar a integração cultural através da educação.

Nas edições anteriores, foram premiados os escritores espanhóis Juan Farias e Montserrat del Amo, a colombiana Gloria Cecilia Díaz, o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós e a argentina María Teresa Andruetto. EFE

FONTE: Yahoo

http://br.noticias.yahoo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário