terça-feira, fevereiro 02, 2010

Amanhã em ZH: A procissão em quadrinhos

Amanhã em ZH: A procissão em quadrinhos
Detalhes de Navegantes serão contados como uma história em quadrinhos

A procissão de Navegantes que ganhará as ruas da Capital nesta terça-feira, além de demonstração de louvor à Nossa Senhora, também é resultado de uma história de coragem e persistência. A história do nascimento da tradição porto-alegrense envolve longas viagens de navio até a Europa, a contratação de um escultor português de raro talento e até um incêndio que ameaçou pôr um fim precoce ao cortejo cujas origens remontam a 1871.

Com base em imagens de época da Santa e da antiga capela de Nossa Senhora dos Navegantes, Zero Hora publica amanhã uma história em quadrinhos ilustrada por Edu Oliveira.

Segundo o pároco de Nossa Senhora dos Navegantes, padre Luiz Remi Maldaner, em 2 de fevereiro daquele ano a imagem recém-chegada de Portugal participou da primeira procissão fluvial entre o centro da cidade e o então chamado Arraial do Menino Deus. Apenas anos mais tarde o destino final da Santa seria a Zona Norte, onde hoje se encontra a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 1910, porém, um incêndio destruiu a capela que existia nesse mesmo lugar e consumiu a imagem de Nossa Senhora. A comunidade porto-alegrense encomendou uma nova imagem ao mesmo escultor português — a mesma que na terça-feira deverá ser levada por terra por milhares de fiéis.

ZERO HORA

FONTE (imagem incluída): Zero Hora

http://zerohora.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário