quarta-feira, outubro 14, 2009

Prémio Leya 2009 para João Paulo Borges Coelho


Prémio Leya 2009 para João Paulo Borges Coelho
Inserido em 13-10-2009 19:03


O romance "O Olho de Hertzog", do moçambicano João Paulo Borges Coelho, é o vencedor da segunda edição do Prémio Leya, foi hoje anunciado pelo presidente do júri, Manuel Alegre.


Manuel Alegre justificou a distinção da obra por ser "um romance de grande intensidade, em que se conjugam a complexidade das personagens, a densidade da trama narrativa e a busca do olho de Hertzog, que é, de certo modo, uma metáfora da demanda do destino individual e colectivo".
Nascido no Porto, mas naturalizado moçambicano, João Paulo Borges Coelho já venceu em 2005 o Prémio José Craveirinha, na altura com o livro "As Visitas do Dr. Valdez”.
Agora, vê distinguida uma obra que nos leva de volta ao Moçambique do início do século XX, durante a I Guerra Mundial, explica o escritor e historiador, em declarações à Renascença. Ao Prémio Leya 2009, no valor de 100 mil euros, apresentaram-se 201 originais, tendo sido finalistas 11 obras.
João Paulo Borges Coelho sucede ao escritor brasileiro Murilo António Carvalho, que venceu a primeira edição do galardão, no ano passado, com romance "O Rasto do Jaguar".



FONTE (imagem incluída): Rádio Renascença - Lisboa,Lisboa,Portugal
http://www.rr.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário