terça-feira, outubro 13, 2009

Cultura popular constrói universo poético na MITI


Cultura popular constrói universo poético na MITI
Da Redação


Com uma porção de teatro de rua, xícaras de Commedia dell'Arte e colheres cheias de poesia, a companhia Panturrilha, de São Paulo, desembarca em Cuiabá com o espetáculo “Feira de Cordel”. O texto é uma criação com caráter popular, no qual quatro brincantes apresentam o cordel “A vingança de um Moribundo”, baseado em contos folclóricos do nordeste brasileiro.

Nas quadras e nas sextilhas dos poetas do povo retratam-se, assim como nesse espetáculo, a psicologia, o sistema de valores, a imagem do herói e do vilão, o senso de humor, as agruras e alegrias, enfim, todo o universo mental e sócio-cultural da gente que vive nos sertões. É uma poesia ingênua e espontânea, sem artifícios, mas não raro e engenhosa e de natureza autêntica, construindo uma importante forma de expressão e comunicação.

O espetáculo faz parte da programação da 3ª Mostra Internacional de Teatro Infantil, MITI, é gratuito e será encenado na Praça 08 de Abril, às 18h.

A Cia. Panturrilha surgiu no início de 1999 a partir de um determinado grupo de pessoas interessadas em desenvolver trabalhos e pesquisas relacionados à cultura popular nordestina.

Hoje, a Cia. Panturrilha mantém em seu repertório espetáculos de qualidade e prossegue suas pesquisas voltadas para a linguagem do teatro popular, valorizando as habilidades do artista mambembe e a simplicidade do artista de rua, que leva para as feiras e praças o seu trabalho artístico, não só alegrando o público por onde passa, mas também levando informação e senso crítico.

Assim, a Cia. continua a desenvolver trabalhos dentro da cultura popular, para (re)descobrir todas as possibilidades de mostrar ao público os costumes, as tradições e as formas de cultura e expressão dos vários lugares de nosso país e do mundo.


(Com Assessoria)


FONTE: Diário de Cuiabá


Nenhum comentário:

Postar um comentário