terça-feira, agosto 04, 2009

José Rodrigues dos Santos entrevista outros escritores



Televisão
José Rodrigues dos Santos entrevista outros escritores
por LUÍS FILIPE RODRIGUES


'Conversa de Escritores' estreia-se amanhã, a partir das 23.30, na RTPN, e vai para o ar todas as quartas-feiras. Até ao momento, o jornalista e romancista já entrevistou 17 autores, incluindo dois vencedores do Prémio Nobel, José Saramago e Günter Grass
"Queria fazer uma coisa que nunca ninguém tinha feito em Portugal". Foi com esta frase forte que José Rodrigues dos Santos apresentou o programa Conversa de Escritores, que se estreia amanhã na RTPN. O que distingue este formato dos restantes? Para o escritor e jornalista da estação pública, são principalmente dois factores: a notoriedade dos convidados, que define como "grandes autores da literatura universal", e o registo destas "conversas", que se afastarão das entrevistas tradicionais.
De facto, o nome dos autores que Rodrigues dos Santos vai entrevistar a partir das 23.30 de amanhã, e durante todas as quartas-feiras "até Dezembro", distingue este projecto da concorrência. Até ao momento já foram confirmados 17 escritores, e a lista ainda não está fechada. Ian McEwan é o convidado da primeira emissão, enquanto Miguel Sousa Tavares, com um novo livro nas lojas, intitulado No Teu Deserto, vai aparecer no segundo episódio. É um dos dois autores portugueses já confirmados, juntamente com o Nobel da Literatura José Saramago.
Quem são os outros convidados? Já estão garantidas as participações de Günter Grass, Philip Roth, Sveva Casati Mondigani, Paulo Coelho, Paul Theroux, Martin Ammet ou Luís Sepúlveda, entre outros. De acordo com o entrevistador, estas conversas nunca serão iguais mas vão incidir sobre uma série de temas comuns, como o universo literário dos autores, a forma como vêm a literatura e o modo como encaram a vida. Há porém uma pergunta que se vai repetir em várias entrevistas, garante Rodrigues dos Santos: "O que é para si um bom romance?"
Como seria de esperar, a notoriedade do entrevistador ajudou a levar algumas personalidades a estas Conversa de Escritores. "Alguns já me conheciam por ser escritor, concorda. "Isso facilita o acesso." Mesmo assim, não conseguiu reunir todos aqueles que queria. Falhou, por exemplo, Milan Kundera, que "não dá uma entrevista desde 1985", Gabriel García Márquez, que se encontrava doente, ou Marjane Satrapi, autora de Persépolis, que não respondeu.
Algumas pessoas poderão estranhar o facto de só aparecerem dois portugueses no lote dos entrevistados. E não era essa a ideia original. Foi o apresentador quem "sugeriu uma coisa mais urbana", explicou ontem José Alberto Lemos, director de programas da RTPN. No fundo, o objectivo é equilibrar as proveniências dos convidados, e por isso, a representação portuguesa está dentro da média. "Procurei apenas os autores de maior notoriedade", explicou o jornalista.
"Tentei também não me cingir a um género". De facto, entre os autores encontram-se "autores mais experimentais" mas também há espaço para "thrillers, romances femininos ou literatura de viagens".
Esta é, por isso, uma das apostas do canal de notícias da RTP. "Quisemos contraria a tendência de só passar repetições durante o Verão", explicou o director de programas. A questão não deixa de ser pertinente: quanto vão custar estas Conversa de Escritores? De acordo com José Alberto Lemos, o orçamento era de três mil euros por programa, durante 13 episódios, mas até ao momento já foram filmados 17 episódios, e a produção ainda está abaixo do orçamento.
Tags: TV & Media, Televisão


FONTE (foto incluída): Diário de Notícias - Lisboa - Lisboa,Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário