segunda-feira, maio 25, 2009

Selecção judo à procura de medalhas


Outras Modalidades
Selecção judo à procura de medalhas
Publicado: 2009-05-25 15:48:56 Actualizado: 2009-05-25 15:48:56
Por: Miguel Henriques

A selecção portuguesa, composta por 16 judocas, parte para a Taça do Mundo feminina, a realizar em Almada, com o objectivo de conquistar um ou dois lugares no pódio e mais uma ou duas posições entre as finalistas.
O objectivo para a competição, que se realiza a 06 e 07 de Junho no Complexo Municipal de Desportos - Cidade de Almada, foi assumido hoje por Luís Monteiro, Director Técnico Nacional (DTN).
Na apresentação da competição, Luís Monteiro reconheceu que "o novo sistema competitivo é mais penalizador, uma vez que deixou de existir a dupla repescagem", o que faz com que os resultados possam ser "muito bons ou muito maus".

Segundo o DTN, a categoria mais forte será a de -57 Kg, na qual compete Telma Monteiro, tricampeã europeia e vice-campeã mundial.

O presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), António Aleixo, manifestou-se satisfeito com a realização da competição em Portugal, mas lembrou que a organização da mesma suscitou algumas dúvidas.

"Estávamos decididos em não fazer a Taça do Mundo, mas a União Europeia de Judo (UEJ) fez uma espécie de xeque-mate. Se não houvesse prova este ano não garantiam a realização de outras provas de qualificação olímpica", explicou.

António Aleixo espera um grande apoio às judocas portuguesas, "que estão a jogar em casa", e muita afluência ao Complexo Cidade de Almada, até porque as entradas são gratuitas.

Telma Monteiro, a mais cotada judoca portuguesa e líder do ranking mundial da sua categoria, quer vencer em casa, uma vez que reside em Almada, "uma medalha, no mínimo, e se possível a de ouro".

A judoca do Benfica garante sentir-se "muito bem" e lembra que depois de ter vencido o Europeu, há cerca de um mês, todas as competições em que participa "são de preparação para o Mundial".

No fim-de-semana de 30 e 31 de Maio, Telma Monteiro vai participar em Moscovo no segundo Grand Slam do ano.

A prova, incluída no calendário da UEJ e da Federação internacional da modalidade, possibilita a pontuação das atletas para o ranking mundial, através do qual serão apuradas as 16 melhores atletas que irão participar no Masters.

A Taça do Mundo Feminina, que se realiza pela terceira vez em Portugal, vai juntar 115 atletas, entre as quais algumas campeãs mundiais e olímpicas, oriundas de 16 países.

Constituição da selecção portuguesa:

-48 Kg: Leandra Freitas.
-52 Kg: Ana Sousa, Joana Ramos e Mariana Gonçalves.
-57 Kg: Ana Jorge, Joana Cesário, Marta Cachola e Telma Monteiro.
-63 Kg: Andreia Cavalleri, Ana Cachola, Filipa Almeida e Sandra Borges.
-70 kg: Ana Azevedo e Verónica Raposo.
-78 Kg: Yahima Ramirez.
+78 Kg: Joana Costa.

C/ Lusa
FONTE (foto incluída): RTP - Lisboa,Portugal
FOTO LEGENDA: Pequim 2008
Telma Monteiro é uma das grandes favoritas às medalhas
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário