sexta-feira, abril 17, 2009

V Festival Poesia Encenada abre inscrições


V Festival Poesia Encenada abre inscrições
17/04/2009 às 15:32
Um evento que nos recentes vem se notabilizando por mobilizar criadores da literatura e das artes cênicas produzidas na Paraíba, além de uma platéia cada vez mais participativa. Assim pode ser definido o V Poesia Encenada do Sesc, que já encontram-se com inscrições abertas até do dia 30 de abril. A organização do festival confirma a sua quinta versão consecutiva para os dias 12, 13 e 14 de maio próximo, tendo como local a Área de Lazer do Sesc Centro João Pessoa.

Este ano o evento constará ainda de outras "novidades", a exemplo da mostra de 17 produções representativas de poetas paraibanos, incluindo talentos do interior do estado, como o poeta André de Sena, vindo de Campina Grande, através da abertura da versão 2009 do Projeto Parede Poética, que a partir de agora passa a acontecer por meio de duas grandes exposições de banners que serão desenvolvidas duas vezes por ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo. Esses banners contarão com poemas e intervenções visuais geradas em parceria por Joálisson Cunha e Carolina Morena, misturando o olho clínico da artes plásticas, fotografia e o poder da palavra escrita numa terra celebrizada nacionalmente por ser um celeiro de notáveis poetas. A curadoria da primeira etapa do projeto Parede Poética deste ano é assinada pelo escritor Políbio Alves.

Estão confirmadas as participações também dos poetas, Jessier Quirino, Elionaldo Vanela, Ricardo Anísio, Vitória Lima, Roselis Batista Ralle, Euneci Boreal, Andreza Clarinda, Águia Mendes, Sônia Van Digek, Ricardo Peixoto, Juca Pontes, Humberto de Almeida, Elinaldo Rodrigues, Antônio Mariano, além do poeta campinense André Sena.

Outra "novidade" preparada pelo Sesc para a mesma época da realização do V Poesia Encenada é a Mostra de Leituras Dramatizadas, que serão encenadas no início de cada noite, sempre a partir das 19 horas. Estarão em cena aberta na Área de Lazer do Sesc Centro 24 atores e quatro diretores escolhidos durante a oficina preparatória ministrada por Dijalma Thurler, especialista carioca, em João Pessoa no auditório da instituição comerciária, entre os dias 18 e 20 deste mês, no horário das 08 às 12 horas.

Outra opção como "novidade" será a feira de livros usados e acervo de literatura já colocados em evidência na Paraíba por meio de leis de incentivo do porte do FMC-Fundo Municipal de Cultura, ligado à Funjope-Fundação Cultural de João Pessoa e FIC-Fundo de Incentivo à Cultura, da Subsecretaria de Cultura do Estado.

"...essas parcerias que representam apoios fundamentais estão sendo articulados para que a idéia central do evento, que é unir mais uma vez gente interessada em discutir nossa dramaturgia e também como estão caminhando nossos movimentos de resistência na literatura, haja vista que há séculos não contamos sequer com um concurso literário na Paraíba" reforça Chico Noronha, coordenador do evento. Ele confirma a promoção do Seminário de Literatura e Semana da Leitura para o mês de setembro, através de parceria com o Departamento Nacional do Sesc, com a possibilidade de trazermos uma oficina com o mestre Antônio Torres, um nome que desperta sempre muito interesse aos que acompanham o movimento literário nacional.

COMO PARTICIPAR DO POESIA ENCENADA

O regulamento do V Poesia Encenada do Sesc define que cada poeta interessado pode inscrever até 3 (três) poemas, com temário livre, bem como existe liberdade também para quantidade de páginas digitadas. O material deve ser inscrito no Setor de Cultura do Sesc Centro-João Pessoa ou nas unidades que o Sesc mantém no interior paraibano, nas cidades de Campina Grande, Patos, Guarabira, Cajazeiras e Souza, onde o prazo de inscrição fica valendo até o dia 30. Os interessados podem utilizar também a postagem por meio dos Correios e Telégrafos, valendo a data em que o material foi remetido.
No ato de inscrição o poeta deve indicar a pessoa ou grupo que fará a interpretação do poema selecionado. O regulamento destaca ainda que serão selcionados 30 (trinta) poemas que serão distribuidos para encenações nas duas eliminatórias organizadas nos dias 12 e 13, sendo que 14 ( quatorze poemas) participarão da final no dia 14.

As cinco ( cinco) melhores apresentações artísticas ( encenações) receberão cada uma o cachê de R$ 1.000,00 ( Hum mil Reais) bem como o mesmo valor será conferido ao melhor poema e melhor interpretação. O trabalho de escolha dos melhores do V Poesia Encenada ficará a cargo de uma comissão que será integrada por professores dos Departamentos de Artes e Literatura da UFPB-Universidade Federal da Paraíba, críticos especializados, animadores culturais e artistas especialmente convidados pelo Sesc. O Setor de Cultura do Sesc Centro-João Pessoa fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 291, Centro, João Pessoa-PB. Fones 99960183 e 32083158.

FONTE: Paraiba.com.br - João Pessoa,Paraiba,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário