sexta-feira, abril 17, 2009

“Que é a poesia”: Antonio Cicero abre semestre no CCHLA


“Que é a poesia”: Antonio Cicero abre semestre no CCHLA
17/04/2009 às 15:39

O poeta, compositor e filósofo carioca, Antonio Cicero, é o convidado especial da abertura do semestre letivo do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCHLA), que acontece na próxima quinta-feira (23). O parceiro de Marina Lima, Lulu Santos, Adriana Calcanhoto, Orlando Moraes e João Bosco vai apresentar a conferência “Que é a poesia?”, às 9h, no Auditório 411.

Na palestra, Antônio Cicero vai analisar a evolução da poesia, desde a Grécia arcaica até a atualidade. A partir das 16h00, o poeta terá um encontro com professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, para falar do tema "O conceito de natureza humana". Antonio Cicero se divide entre a poesia e a filosofia. A produção poética do filósofo começou a aparecer em forma de letras de canções de sua irmã, Marina Lima, que musicou os poemas do compositor, dando início à sua própria carreira de cantora e compositora.

Em 1996, o poeta reuniu seus poemas prediletos no livro Guardar (Record, RJ). Um ano depois, publicou o disco ‘Antonio Cicero por Antonio Cicero’ (Luz da Cidade, RJ), em que recita poemas de sua autoria. Seus trabalhos também estão nas antologias Outras praias/Other Shores (Iluminuras, SP, 1998), Esses poetas (Aeroplano, RJ, 1999) e 41 Poetas do Rio (Funarte, RJ, 1999) e também na coletânea de textos ‘Mais poesia hoje’ (Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1999).

Em 1994, junto com Waly Salomão, organizou o livro ‘O relativismo enquanto visão do mundo’ (Francisco Alves, RJ). Em 1995, publicou o ensaio filosófico de sua autoria ‘O mundo desde o fim’ (Francisco Alves, Rio de Janeiro), que discute o conceito de modernidade. Ele ainda é autor de ‘A cidade e os livros’ (Record, 2002) e ‘Finalidades sem fim’ (Companhia das Letras, 2005).

FONTE: Paraiba.com.br - João Pessoa,Paraiba,Brazil
FOTO: Foca Lisboa
in Centro de Cominicações da UFMG

Um comentário:

  1. Que evento bacana, hein? Por falar em evento bacana, eu fui convidado para um evento de poesia aqui em Bh, no dia 26 agora, e me parece muito bacana também. Como você é belorizontino, como eu, achei legal te contar.

    Caso você se interesse depois em participar, me avisa lá no blog que eu te passo todos os contatos.

    Eu percebi também que nós gostamos de coisas bem parecidas. Você lê as mesmas coisas que eu, e eu também sou faixa preta, só que de kung fu. Assim, depois, se você se interessar em conhecer o meu livro, me fale. Acho que o conteúdo dele pode te interessar.

    Ah, outra coisa, muito obrigado por suas visitas no meu blog. Ando sem tempo para retribuir, mas eu gosto muito de seus comentários.

    Um grande abraço,
    Átila Siqueira.

    ResponderExcluir