sexta-feira, abril 03, 2009

Quarenta escritores de 10 países reúnem-se em Matosinhos para falar de viagens


Quarenta escritores de 10 países reúnem-se em Matosinhos para falar de viagens
publicado 17:43 03 Abril '09
Lisboa, 03 Abr (Lusa) - Cerca de 40 escritores de dez países participam a partir de 18 de Abril, em Matosinhos, no 4.º Encontro de Literatura em Viagem (LeV), que inclui oito mesas temáticas, lançamentos de livros, concertos e uma exposição.
Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Peru são, além de Portugal, os países de origem dos escritores participantes no encontro organizado por Francisco Guedes e promovido pela Câmara de Matosinhos, que decorre até 21 de Abril na Biblioteca Florbela Espanca e na Galeria Municipal.
Ao longo de quatro dias, temas como "Escrever a Guerra", "Poética da Viagem", "Viajar para contrariar a Monotonia", "Ler o Mundo, Viajando", "A Viagem é a Minha Memória", "Viajar é um acto sensual em todos os sentidos" e "Viajar é preciso" serão debatidos no encontro, cujo mote é uma frase do pensador Eduardo Lourenço: "Mais importante que o destino é a viagem".
Entre os participantes estrangeiros, estarão escritores como os norte-americanos Paul Theroux e Helene Cooper, os argentinos Eduardo Belgrano Rawson e Leila Guerriero, o mexicano Gonzalo Celorio, o chileno Luis Sepúlveda, o peruano Santiago Roncagliolo, o espanhol Ricardo Menéndez Salmón e os brasileiros Christiane Tassis e Marçal Aquino.
Filomena Marona Beja, José Jorge Letria, Miguel Real, Julieta Monginho, Francisco José Viegas, Cristina Carvalho, João Tordo e José Luís Peixoto serão alguns dos escritores portugueses presentes no encontro.
O LeV começa no dia 18, às 11:00, com um atelier para crianças, intitulado "Uma história nas asas de um avião", na Biblioteca Florbela Espanca, a que se seguirá, pelas 15:00, a conferência de abertura desta 4ª edição, no salão nobre da câmara, e o lançamento do segundo número da revista Itinerâncias, a publicação oficial do encontro.
Novas obras de Paul Theroux ("O Velho Expresso da Patagónia"), Eduardo Belgrano Rawson ("Para Lá da Terra do Fogo"), Leila Guerriero ("Os Suicidas do Fim do Mundo"), Marçal Aquino ("Cabeça a Prémio"), editadas pela Quetzal, serão lançadas nesta edição do LeV.
Também os romances "Cisne de África" (Livros de Seda), de Henrique Levy, "A Ofensa" (Porto Editora), de Ricardo Menéndez Salmón, "A Casa da Praia do Açúcar" (QuidNovi), de Helene Cooper, "O Assassinato de Berta Linhares" (Sextante), de Jacinto Rego de Almeida, "Ronda Filipina" (Teorema), de César Magarreiro, e a obra para crianças "Livro com Cheiro a Canela" (Texto), de Alice Vieira, serão apresentadas durante o encontro.
Completam o programa deste Encontro de Literatura em Viagem a inauguração de uma exposição "Sobre el Mar", de Nacho Selorio, a 18 de Abril, e dois concertos, dia 19: o primeiro, às 11:00, do pianista Raul Peixoto Costa, no salão nobre da Câmara de Matosinhos, e o segundo, "Sons da Fala", pelas 22:00, no Cineteatro Constantino Nery, com Sérgio Godinho (voz e guitarra), Vitorino (voz), Janita Salomé (voz), Tito Paris (voz e guitarra), Don Kikas (voz e guitarra), Guto Pires (voz), Luanda Cozetti (voz), Juka (voz) e André Cabaço (voz).

FONTE: RTP - Lisboa,Portugal
FOTO: Christiane Tassis

Nenhum comentário:

Postar um comentário