quinta-feira, abril 30, 2009

Denílson Lourenço desafia a balança para 'fugir' de João Derly


30/04/2009 - 07h07
Denílson Lourenço desafia a balança para 'fugir' de João Derly
Bruno Império

Em São Paulo
Aos 31 anos, o judoca Denílson Lourenço estuda possibilidades para esticar sua carreira sobre os tatames. E, com dificuldades de conseguir se manter com menos de 60kg, chegou a pensar em subir de faixa de peso, passando de ligeiro à meio-leve. Mas desistiu. Caso mudasse de categoria, teria de brigar com o bicampeão mundial João Derly pela titularidade na seleção brasileira. Considerou a balança um adversário menos complicado.

"Eu teria que começar tudo de novo em uma nova categoria e teria que brigar com o Derly, que está entre os melhores judocas do mundo. Então achei melhor desistir desse projeto e continuar lutando contra a balança", afirmou o atleta.

Lourenço luta entre os ligeiros desde 1994 e admite: "Sempre tive dificuldades para manter o peso. Quando não estou competindo, acabo ganhando alguns quilos. Mas, quando eu era mais jovem, ainda era mais fácil baixar. Com a idade, naturalmente, vai ficando cada vez mais difícil".

Representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim - o mais velho da seleção -. o judoca chegou a ficar marcado pelo excesso de peso no Mundial do Rio de Janeiro, em 2007. Na ocasião, o então titular da equipe brasileira, Alexandre Lee, sofreu uma lesão às vésperas da competição e Lourenço foi chamado às pressas para a vaga. No entanto, se apresentou tão acima do limite de 60 kg que acabou cortado.

Antes de estar entre os ligeiros, Lourenço atuou na categoria até 48kg e foi prata no Pan de Winnipeg, em 1999. Foi sua principal conquista. Nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, foi eliminado logo na primeira luta de forma inusitada. O judoca perdeu as lentes de contato enquanto enfrentava bielo-russo Natik Bagirov. Sem conseguir enxergar o placar, imaginou que estava em vantagem e acabou perdendo por um koka.

Em Pequim, em sua segunda participação olímpica, fez duas lutas. Ele até começou bem no torneio, derrotando o ucraniano Maksym Korotun por ippon. Entretanto, ele foi eliminado logo na seqüência pelo tcheco Pavel Petrikov, que não avançou na chave e o tirou da disputa.

FONTE: UOL Esporte - São Paulo,SP,Brazil
FOTO: http://www.clicrbs.com.br/
******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário