sexta-feira, abril 03, 2009

Ballet de Cuba comemora 60 anos e vem ao Brasil


Sexta, 3 de abril de 2009, 07h47
Ballet de Cuba comemora 60 anos e vem ao Brasil

Em espetáculo de repertório clássico, a tradicional companhia cubana de balé traz ao Brasil o romântico "Giselle". Sob direção de Alicia Alonso, os bailarinos dançarão ao som das composições de Adolphe Adam datadas de 1840, ano em que "Giselle" foi dançado pela primeira vez, em Paris.
O poeta romântico Théophile Gautier inspirou-se na bailarina Carlotta Grisi para criar o roteiro desse balé. No primeiro ato, a aldeã Giselle se apaixona por Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Quando Giselle descobre a fraude, ela fica inconsolável, enlouquece e morre.
No segundo ato, Albrecht vais todas as noites visitar o túmulo de sua amada e ela o salva de ter seu espírito vital tomado pelas Willis, fantasmas de garotas noivas que morreram antes do dia do seu casamento, e sua rainha Myrtha. Sempre que um homem se aproxima, elas obrigam-no a dançar até a morte.
Mas no caso de Albrecht, Giselle dança em seu lugar e, dessa forma, impede que ele chegue à exaustão e morra.
O Ballet Nacional de Cuba ocupa hoje a posição de uma das maiores companhias de dança do mundo. Criado em 1948 como Escuela Cubana de Ballet, sempre foi reconhecido pela grande capacidade técnica e artística de seus profissionais. O nome Ballet Nacional de Cuba veio após a revolução de 1959.
Além de Rio de Janeiro e São Paulo, a turnê passará também por Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
ServiçoTemporada em São Paulo: dias 20 e 21 de maioLocal: Credicard Hall - Av. Nações Unidas, 17.955 - Santo AmaroHorário: quarta e quinta-feira, às 21h30Duração espetáculo: aproximadamente 1h30
Terra Magazine
FONTE (foto incluída): Terra Magazine - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário