terça-feira, março 24, 2009

The Who e Pearl Jam com dois clássicos reeditados

The Who e Pearl Jam com dois clássicos reeditados
Ter, 24 Mar, 11h26
Por Kid Vinil, colunista do Yahoo! Brasil

Dois clássicos do rock de épocas diferentes são reeditados este mês. O primeiro deles é o álbum "Sell Out" do The Who, lançado originalmente em 1967. Considerado a segunda obra prima do Who depois de "The Who Sings My Generation" em 1965, "Sell Out" veio depois de "A Quick One" (1966) e antecedeu outra obra prima que foi a opera rock "Tommy" (1969).
Leia os outros colunistas
Considerado o disco mais psicodélico do Who, ele veio na mesma época em que os Beatles lançavam "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e algum tempo depois dos Beach Boys lançarem "Pet Sounds" (1966). O que esses três discos tem em comum? Eu diria que são três marcos da psicodelia, cada um a seu modo.
De certa forma "Sell Out" agregou elementos de "Sgt Peppers" nos arranjos sofisticados e absorveu as harmonias vocais de "Pet Sounds" dos Beach Boys. A idéia do Who ao fazer "Sell Out" foi homenagear as rádios piratas britânicas, que na década de 60 eram as principais responsáveis pela divulgação do rock inglês. Nesse disco, o Who intercalou jingles de publicidade entre as músicas. Daí, que podemos ouvir entre uma faixa e outra uma propaganda fictícia criada pelo The Who, daqueles feijões enlatados (Baked Beans), de remédio para acne ou até desodorante.


O vocalista Roger Daltrey encontrou sua personalidade e seu estilo vocal em "Sell Out", onde descobrimos todos elementos futuros usados em "Tommy" e "Quadrophenia". A força como compositor, guitarrista e arranjador de Pete Townshend também floresceu neste álbum. Em outras palavras, um disco seminal na carreira do Who.
Se você só conhece o Who a partir de "Who´s Next" (1971) ou através de clássicos como "Who Are You" (1978), precisa descobrir essa fase psicodélica da banda. Uma boa oportunidade é que esta semana o álbum "The Who Sell Out" foi relançado na Inglaterra numa edição especial com dois CDs contendo 12 faixas extras e gravações inéditas. A edição de março da revista MOJO foi dedicada ao álbum "Sell Out" e colocou Pete Townshend na capa usando a mesma ilustração de capa do disco "Sell Out". Na verdade são duas capas diferentes, uma com Pete Townshend e a outra com Roger Daltrey mergulhado numa lata de feijões Heinz (Baked Beans).

O outro relançamento que merece destaque nesse mês de março é a edição especial de "Ten", o álbum de estréia do Pearl Jam, lançado originalmente em 1991. Interessante que o Pearl Jam não fez questão de completar os 20 anos do lançamento de "Ten" para soltar uma edição especial. Eddie Vedder, o vocalista, não quis saber de uma data especial, assim como foi contrário a qualquer concessão mercadológica quando o Pearl Jam apareceu, em 1991, e logo se consagrou como uma das mais importantes bandas do movimento "grunge" ao lado de Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains e Mudhoney. Mas, a partir de 1993, com o lançamento do ábum "Vs.", Eddie Vedder decidiu não mais gravar vídeos e evitou a super exposição dada para a banda através da MTV.
O suicídio de Kurt Cobain, do Nirvana, deixou Eddie Vedder assustado com todo aquele consumismo ao qual eles foram expostos e acabaram com a vida do vocalista do Nirvana. Pensando nisso, Eddie Vedder resolveu se poupar do estrelato e continuar gravando normalmente. Apesar de inevitável, o Pearl Jam continuou lotando estádios por mais que Eddie Vedder fugisse dessa condição de superstar. Esta semana o álbum "Ten" sai em duas edições epeciais lá fora. A primeira traz dois CDs e um DVD contendo o acústico gravado pra MTV naquela época. A segunda é mais luxuosa, uma caixa contendo os CDs e o DVD mais três álbuns em vinil, sendo que um deles traz um show ao vivo inédito. Além disso o fã encontrará fotos, posters e um diário escrito por Eddie Vedder.

Só pra completar sobre relançamentos vale lembrar que o Radiohead que fez dois shows memoráveis por aqui, acaba de relançar também seus três primeiros álbuns em edições muito especiais. "Pablo Honey"(1993, "The Bends"(1995) e "Ok Computer" (1997), agora cada um em edição tripla, contendo dois CDs com faixas extras e um DVD com apresentações ao vivo e vídeo clips. Pra quem é fã, também vale a pena investir nessas três obras primas do Radiohead.


Kid Vinil é músico, jornalista e radialista. Fez parte do grupo Magazine, apresentou e produziu programas de rádio na 89FM e Brasil 2000. Apresentou o programa "Lado B", na MTV. Foi Diretor Artístico Internacional das gravadoras Eldorado e Trama.


FONTE (imagens incluídas): Yahoo - Sao Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário