segunda-feira, março 30, 2009

Sem apoio pela 1ª vez desde adolescência, Canto deve lutar pelo Pinheiros


30/03/2009 - 07h25
Sem apoio pela 1ª vez desde adolescência, Canto deve lutar pelo Pinheiros
Bruno Doro

No Rio de Janeiro
A escassez de recursos que o esporte olímpico vive no Rio de Janeiro deve fazer de Flávio Canto sua mais nova vítima. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, ele está sem patrocínio desde o início do ano. A situação é inédita em sua carreira - desde a adolescência ele conta com apoios para praticar o esporte. A solução deve vir de São Paulo.

Canto, um dos atletas mais identificados com o esporte carioca, já começou a conversar com o Pinheiros, um dos clubes mais poderosos do esporte olímpico do país. A mudança para São Paulo não seria completa, mas ele não mais defenderia um clube do Rio.

"Eu estou sem patrocínio pela primeira vez em muito tempo. Nem me lembro de quando foi a última vez que não tinha nenhuma empresa me apoiando. Acho que nem quando tinha 17 anos e resolvi me dedicar realmente ao judô. É uma situação difícil. Aliás, a situação de todo o esporte olímpico no Rio de Janeiro é muito preocupante", diz o judoca.

"E o mais irônico é que isso acontece em um ano que o esporte está muito em alta na cidade, com a candidatura olímpica. O problema é que, historicamente, os clubes formadores de atletas são os grandes do futebol. E eles não têm mais o hábito de olhar para o esporte olímpico com seriedade", completa.

O caso de Canto é apenas um de muitos exemplos na capital fluminense. Na ginástica, o bicampeão mundial Diego Hypólito sofreu no fim de 2008, quando o Flamengo resolveu acabar com sua equipe de ginástica. Ao lado de sua irmã, Daniele, e Jade Barbosa, ele só tem um patrocínio, conquistado pela Confederação Brasileira.

Na vela, Torben Grael e Marcelo Ferreira, bicampeões olímpicos, desistiram da campanha olímpica para Pequim-2008 também por falta de apoio. Um ano antes dos Jogos, sem patrocínio, Grael aceitou uma proposta para dar a volta ao mundo na Volvo Ocean Race a bordo do barco sueco Ericsson, no lugar de fazer mais uma campanha olímpica pagando do próprio bolso.

"Estamos falando de apostar na campanha para a próxima Olimpíada, mas com essa situação fica difícil. Hoje, não temos patrocínio. E se aparecer um time, por exemplo, da America's Cup querendo o Torben? Como eu posso pedir para o cara recusar um caminhão de dinheiro e continuar fazendo a campanha olímpica, pagando do próprio bolso?", questiona Ferreira, que lidou com situação parecida nas últimas três Olimpíadas.

A situação de Canto é mais difícil porque o Pinheiros teria de aceitar que ele virasse atleta do clube, mas não treinasse com seus novos companheiros. Idealizador do Instituto Reação, ele faz trabalho social em comunidades carentes no Rio de Janeiro e se recusa a deixar a cidade para seguir como atleta."Vamos ter de achar um meio termo. Porque eu não posso, atualmente, sair do Rio de Janeiro. O Reação é uma parte muito importante da minha vida e, se tiver de abrir mão de alguma coisa, vai ser o judô", conta o atleta, de 33 anos.
30/03/2009
29/03/2009
16h29 - UOL Esporte - Judô - Brasil encerra Pan com dois ouros coletivos e três individuais
28/03/2009
18h40 - EFE - Esporte - Brasil conquista três ouros no Pan-Americano de judô
14h44 -
UOL Esporte - Judô - Judocas brasileiros fazem final na disputa por equipes do Pan
27/03/2009
21h06 - UOL Esporte - Judô - Brasil encerra disputas individuais do Pan de judô com três ouros
15h16 -
UOL Esporte - Judô - Em busca do primeiro ouro, judocas vão a mais quatro finais no Pan
07h10 -
UOL Esporte - Judô - Judoca se espelha em versão gordinha de Ronaldo para ir aos Jogos de Londres
26/03/2009
19h32 - UOL Esporte - Judô - Judocas brasileiros perdem finais e ficam com seis pratas no Pan
15h46 -
UOL Esporte - Judô - Seis brasileiros vão às finais no Pan de Judô; Canto revê algoz do Rio

FONTE (foto incluída): UOL Esporte - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário