sexta-feira, março 13, 2009

Penso, logo serei contratado


Penso, logo serei contratado

Na era da gestão por competências, as empresas deixam de contratar funcionários somente pelo diploma que eles ostentam. Cada vez mais, o que conta são as qualidades pessoais de cada candidato – isto é, seus conhecimentos, experiências, perfil de comportamento, capacidade de resolver problemas, etc. Até aí, nada de novo.
A novidade é que, por causa disso, a Filosofia está se tornando um diferencial de empregabilidade. Os empregadores acreditam que essa disciplina ajuda a formar profissionais mais completos, com uma visão mais clara das coisas – independentemente de sua especialidade. Pelo menos é o que mostra esta matéria publicada no Times Higher Education, do Reino Unido.
Barry Smith, diretor do Instituto de Filosofia da Universidade de Londres, explica na reportagem que "filósofos são bons em apontar falhas de raciocínio e, geralmente, têm melhores condições do que a maioria das pessoas para detectar bobagens". Lembra, ainda, que a atual crise financeira foi provocada por pessoas que não "souberam pensar nas consequências de seus atos" e garante: "Cada vez mais, os empregadores inteligentes vão buscar pessoas que saibam olhar para frente".
Dominar os métodos filosóficos é uma boa vantagem nesse cenário...
Não por acaso, a demanda pelos cursos de Filosofia no Reino Unido cresceu 10% entre 2002/2003 e 2006/2007. No mesmo período, a empregabilidade dos diplomados nessa área aumentou 13%.
A dica vem do professor e consultor Marcelo Träsel, do blog O De Sempre Nunca.

FONTE (foto incluída): Revista Amanhã - Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário