sexta-feira, março 20, 2009

PAN-AMERICANO MARCA A VOLTA DE LEANDRO GUILHEIRO E JOÃO GABRIEL SCHLITTLER ÀS COMPETIÇÕES


PAN-AMERICANO MARCA A VOLTA DE LEANDRO GUILHEIRO E JOÃO GABRIEL SCHLITTLER ÀS COMPETIÇÕES
Atletas fizeram cirurgias após as Olimpíadas de Pequim e ficaram seis meses longe dos torneios

O Brasil disputa a partir de 26 de março, na Argentina, o Campeonato Pan-Americano de Judô e o evento marcará a volta de dois atletas que ficaram afastados das competições desde as Olimpíadas de Pequim, em agosto de 2008. Medalha de bronze na China, o leve (-73kg) Leandro Guilheiro e o pesado (+100kg) João Gabriel Schlittler retornam à equipe após serem submetidos à cirurgias.


Além de Guilheiro e Schlittler, o Brasil será representado no Pan pelos judocas Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Flávio Canto (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg), Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielle Zangrando (-57g), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg), Deborah Souza(-78kg) e Claudirene César (+78kg).

A equipe embarca para a Argentina na terça-feira (24). Após a conquista do segundo bronze olímpico, Leandro Guilheiro fez três cirurgias: ombro esquerdo, joelho direito e coluna. O retorno num evento internacional válido pelo ranking mundial é visto de maneira postiva pelo atleta.

A medalha de ouro no campeonato Pan-Americano vale 180 pontos no ranking mundial. A prata 108 e o bronze 72.

“É bom voltar a representar o Brasil, pois estava sentindo falta de competir. Foram três meses de treinos e acredito que o Pan-Americano será uma competição forte e importante para mim. Será um termômetro para toda a temporada, já que terei condições de saber como está o meu judô na prática”, diz Leandro Guilheiro.

O atleta não se sentia 100% fisicamente desde 2005. Em 2007, durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Guilheiro sofreu uma lesão nas costas que limitou seus movimentos.

“Minha ansiedade é porque após muitos anos estou sem dor e até sinto que reaprendi a lutar judô”, conta Guilheiro.

Quem também usará o Pan como um evento teste para o restante da temporada é o peso pesado João Gabriel Schlittler. Sétimo colocado nos Jogos de Pequim 2008, João foi submetido à duas cirurgias no joelho direto e só retomou aos treinamentos em fevereiro deste ano.

“Não tenho como ter ideia de como será meu desempenho. Estou treinado e já para o Grand Slam de Paris fui sondado pela comissão técnica para voltar à seleção. Por isso não fiquei surpreso com a convocação”, diz João Gabriel, bronze no Mundial do Rio de Janeiro 2007, e que neste ano iniciou a faculdade de economia.
Além do Brasil, 21 países estão inscritos no Pan: Antilhas Holandesas, Equador, Argentina, El Salvador, Bahamas, Guatemala, Barbados, Guiana, México, Canadá, Panamá, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Porto Rico, Cuba, Uruguai, Chile, Venezuela, EUA e Peru.

Programação:

26/3
Categorias: +100 Kg, -100 Kg, -90 Kg, -81 Kg, +78kg, -78kg, -70kg e -63kg

27/3
Categorias: Aberta, -73kg, -66kg, -60kg, -55kg, -57kg, -52kg, -48kg e -44kg28/3
Torneio por equipes
Competição de kata

FONTE (fotos incluídas): CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário