terça-feira, março 24, 2009

Judô: Gêmeos voltam aos campeonatos neste final de semana após lesões idênticas


Outros

Judô: Gêmeos voltam aos campeonatos neste final de semana após lesões idênticas

24/03/2009 - 13:20:20 - por FS - AI Photo&Grafia Comunicação

Sempre se fala que irmãos gêmeos são muito próximos e gostam de fazer tudo juntos. Os atletas da Federação Paulista de Judô, Hiran e Felipe Gasparini, de 19 anos, estão aí para provar essa idéia. Os atletas começaram no judô aos cinco anos e cresceram treinando e competindo juntos. Apenas a partir dos 16 anos, eles mudaram de categoria - hoje Hiran é meio-médio e Felipe, leve – mas continuaram participando dos mesmos campeonatos.

No ano passado, os judocas atravessaram o pior momento da carreira. E, mais uma vez, juntos. Hiran rompeu o ligamento cruzado anterior no joelho direito e, na sequência, foi a vez de Felipe sofrer exatamente a mesma lesão, no mesmo joelho. Os dois operaram no mesmo dia, 16 de junho do ano passado, com o mesmo médico, Dr. Moisés Cohen, e trataram na fisioterapia também juntos.

A recuperação foi gradativa e dolorosa. "Foi uma época bem puxada, quando fazíamos cursinho pré-vestibular de manhã, fisioterapia à tarde e estudávamos à noite, pois queríamos passar na faculdade de Medicina. Ralamos bastante. A fisio é um trabalho que exige muito, pois temos que reaprender a fazer os movimentos com a perna, mas o objetivo era melhorar e voltar a competir assim que fosse possível. E para isso tivemos muita determinação e força de vontade", contou Felipe.

Os treinos recomeçaram no início de janeiro, no Centro Olímpico, em São Paulo, e hoje os irmãos do judô estão prontos para competir. A reestreia de Felipe e Hiran, que são treinados por Henrique Guimarães, será na Copa São Paulo, no próximo final de semana (dias 28 e 29), no S.C. Corinthians, em São Paulo. Os campeões das categorias juvenil, onde Felipe e Hiran competem, e júnior, que somam o total de 32 judocas, ganharão bolsas para o Projeto Nossa Caixa.

Após nove meses longe dos tatames, os gêmeos vivem momentos de ansiedade. "Quando ficamos sem competir esse tempo todo, acho que é natural um certo nervosismo. Hoje estou me sentindo bem, conversei bastante com o Henrique, nosso técnico, e, como um judoca experiente, ele nos passou confiança de que tudo vai dar certo. Estou muito feliz em voltar e, ao mesmo tempo, com um certo nervosismo", disse Felipe.

Hiran tem o mesmo pensamento do irmão. "Estou tranquilo. Tenho treinado bastante tanto a parte técnica, quanto físico e também procurei cuidar do lado psicológico, pois a volta aos campeonatos depois de tanto tempo parado requer atenção e cuidado. E a verdade é que, mesmo estando bem, esse retorno aos campeonatos dá um pouco de insegurança. Mas estamos trabalhando para que isso não atrapalhe nosso rendimento", concluiu Hiran Gasparini.

FONTE: Final Sports - Porto Alegre,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário