sábado, março 28, 2009

Instituto cubano de cinema festeja hoje seus 50 anos


Artigo
Instituto cubano de cinema festeja hoje seus 50 anos
Pagina principal / Sociedade / Cultura

Na cerimônia, que terá por sede o teatro Karl Marx, com capacidade para cinco mil espectadores, se estreará o longa-metragem de ficção Cidade em vermelho, ópera prima da realizadora Rebeca Chávez.

O filme está inspirado em uma releitura da novela Bertillón 166, de José Costumar Puig. Segundo sua diretora, "narra como a violência inquebrantável em escalada na vida tranqüila de pessoas e grupos sociais diferentes de uma cidade: Santiago de Cuba".
Também serão homenageado atores, diretores, cinegrafistas, e editores que têm acompanhado ao Instituto Cubano de Arte e Indústrias Cinematográficas (ICAIC), desde sua criação, o 24 de março de 1959.
As celebrações começaram em janeiro último e neste mês organizou-se um ciclo de conferências, projeções e rendeu-se tributo a várias personalidades como o falecido documentarista Santiago Álvarez.
O cinema cubano será tratado durante todo 2009 em mostras e festivais internacionais dos Estados Unidos, Turquia, Rússia, França, Egito, e Itália, para citar alguns.
Texto: Prensa
http://www.patrialatina.com.br/
FONTE: Pravda.Ru - Moscow,Russia

Nenhum comentário:

Postar um comentário