sexta-feira, março 06, 2009

Cultura : Lançamento Bertrand: Cartas da Terra de Mark Twain


Cultura : Lançamento Bertrand: Cartas da Terra de Mark Twain
em 2009/3/6 0:10:00

Uma reflexão sobre religião? Sim, mas com muito humor e sarcasmo

Cartas da Terra, de Mark Twain, autor de uma vastíssima obra onde se inclui As Aventuras de Tom Sawyer, foi escrito há exactamente 100 anos. E 100 anos depois é impressionante verificar como se mantém actual. Miscelânea de ficção, ensaio e notas de Mark Twain, publicada postumamente, Cartas da Terra é o expoente máximo de mestria satírica que percorre toda a obra deste autor.

Repleto de um humor negro corrosivo, trata-se de um livro sobre Deus, a Bíblia, a Natureza humana e as paradoxais e contraditórias crenças religiosas da raça humana.

Há também considerações sobre a evolução da terra e da humanidade, transmitidas ao leitor através do Arcanjo Satã, alter-ego de Twain, considerado por muitos, de resto, como um dos melhores escritores americanos de todos os tempos.

Sobre Mark Twain

Mark Twain, cujo verdadeiro nome era Samuel Langhorne Clemens, nasceu na Florida, Missouri, em 1835. Quando tinha apenas quatro anos de idade a sua família mudou-se para Hannibal, uma pequena cidade à beira do Mississippi, onde ele viveu até os 18 anos. Pouco depois da morte do pai (em 1847) abandonou os estudos e tornou-se aprendiz de tipógrafo, escrevendo ao mesmo tempo alguns artigos para um jornal de um dos seus irmãos.

Mais tarde enveredou pela pesquisa do ouro e durante algum tempo viveu uma vida de aventura. Foi impressor e condutor de barcos no Mississippi antes de se dedicar à literatura.

Em 1870 casou-se com Olívia Langdon e passou a viver em Hartford, altura em que abandonou o jornalismo para se dedicar inteiramente à literatura, tornando-se também conhecido enquanto orador e humorista.

screveu clássicos como As Aventuras de Huckleberry Finn, As Aventuras de Tom Sawyer e Um Yankee na Corte do Rei Artur. Morreu em 1910, um ano depois de ter escrito este As Cartas da Terra.

156 Páginas PVP: 13,00 €
Chancela: Bertrand Editora

FONTE: O Rio - Baixa da Banheira,Setubal,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário