quarta-feira, março 18, 2009

Colóquio que homenageia bicentenário de Edgar Allan Poe começa hoje


"Poe e a Criatividade Gótica"
Colóquio que homenageia bicentenário de Edgar Allan Poe começa hoje
18.03.2009 - 13h18 PÚBLICO
Por ocasião do bicentenário do nascimento de Edgar Allan Poe tem início hoje, pelas 15h00, o colóquio “Poe e a Criatividade Gótica”, organizado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL).

Até sexta-feira, vários oradores portugueses e estrangeiros, especializados em áreas como a literatura, o cinema e a ilustração, debatem temáticas associadas ao género gótico com base na obra do escritor norte-americano.

Vários serão os palcos deste colóquio, que se divide entre palestras na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, visualização de filmes na Cinemateca Portuguesa, e outras actividades paralelas na Casa Fernando Pessoa, na Biblioteca Nacional e no bar Incógnito, que acolhe a festa de encerramento na sexta-feira à noite.

Hoje, na Faculdade de Letras, a professora catedrática Teresa F. A. Alves inaugurará a sessão, a que se seguirá uma sessão plenária com Fred Botting, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, especialista na questão do gótico na literatura. Depois da exposição de Botting é a vez de alguns investigadores, como Anabela Duarte, Elisabete Lopes, Paula Ribeiro, Fernando Barragão, Cátia Marques e Francisco Luís Parreira, exporem temas que vão desde o “gótico na ópera e nas performances contemporâneas” à “monstruosidade humana” nas obras de Poe.

O dia prosseguirá com debates e leituras das obras do escritor e culminará com o filme “A Máscara da Morte Vermelha” (Roger Corman, 1964), comentado por Mário Jorge Torres, na Cinemateca Portuguesa.

Ilustrações e encenações em volta da obra de Poe

Na quinta-feira, as palestras serão na Casa Fernando Pessoa, com moderação da directora Inês Pedrosa e de Maria Leonor Machado de Sousa, do Centro de Estudos Anglo-Portugueses da Universidade Nova de Lisboa. Antes do debate sobre a “Arte Fantástica em Portugal” e de uma leitura encenada de poemas de Poe por Ângela Pinto e Luís Lucas, há uma visita à exposição “Ilustrações para a obra poética completa de E. A. Poe”, de Filipe Abranches.

O último dia está reservado às últimas comunicações académicas, com um quadro maioritariamente composto por investigadores de universidades internacionais, nomeadamente Bonnie McMullen, da Universidade de Oxford, e Sandra Hughes, da Universidade de Western Kentucky.
A segunda parte realiza-se na Biblioteca Nacional, com um debate moderado por Maria Antónia Lima, da Universidade de Évora, e uma visita à exposição bibliográfica sobre Edgar Allan Poe, patente naquele local.

Este colóquio inaugura o projecto "Criatividade Gótica", desenvolvido pela Linha de Acção de Estudos Americanos da FLUL coordenada por Teresa F. A. Alves. Margarida Vale de Gato, da comissão organizadora do colóquio, apresentará paralelamente a "Obra Poética Completa" de Edgar Allan Poe, livro que sairá sob a chancela da Tinta da China.

FONTE (imagem incluída): Público.pt - Lisboa,Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário