domingo, março 22, 2009

Campeã brasileira de Judô anuncia aposentadoria


Campeã brasileira de Judô anuncia aposentadoria
Lesão grave na coluna faz Aline Coutinho abandonar os tatames. Ela vai tentar se despedir no domingo.
Em entrevista neste domingo (22) ao Cidadeverde.com, uma das primeiras piauienses a conquistar um título brasileiro no esporte anunciou que irá se aposentar. No time das maiores vencedoras do Judô do Piauí, Aline Coutinho (até 52kg) resolveu encerrar sua luta contra as contusões e quer se despedir no próximo domingo, dia 29, na disputa do Campeonato Brasileiro Regional II, no Iate Clube de Teresina. Sua situação física é que coloca essa despedida em dúvida.
"Não posso viver a base de remédios. Este tipo de lesão não regride. Cada crise é mais próxima e com pouco tempo de treino", disse Aline, que voltou a treinar para o Regional e sentiu as dores provocadas por uma protusão discal – que comprime nervos da coluna - já no quarto dia de atividades. "Na terça-feira, vou fazer uma ressonância de novo para saber exatamente como estou", completou a judoca, que confirma a aposentadoria, ainda que relute em dizer com todas as letras: Eu vou parar.

"Às vezes, o mundo dá voltas e nos surpreende. Pode acontecer desta realidade mudar um dia, mas duvido. Pela lógica e pela razão, eu paro, porque não tenho condições de continuar. A dor é muito intensa, me impede de fazer absolutamente tudo", lamentou a judoca, que insiste em encerrar a carreira lutando, mesmo que os médicos já tenham lhe vetado isso. "Minha maior festa será pelo menos entrar no dojô e me despedir da forma que comecei". A resposta só sai durante a semana. Ela ainda irá conversar com seu técnico.
Aline Coutinho é de Piripiri e tem 26 anos. Começou no Judô já adulta, e despontou como revelação nacional da modalidade. Em 2002, levou bronze no Brasileiro Sênior e começou a acumular feitos. Dois anos depois veio a prata, e em 2005 o primeiro título nacional. Ao lado de Sarah Menezes (até 48kg), foi uma das primeiras a ser convocada para a Seleção Brasileira principal, e também campeã brasileira. No ano seguinte, voltou a entrar para a história do esporte piauiense como a única tricampeã brasileira universitária, tendo vaga assegurada para o Mundial de Judô Universitário, no Japão. Deixou de competir para tentar vaga no Pan 2007, do Rio de Janeiro, e foi impedida por outra contusão.
"Não me vejo como alguém que deixou uma marca, uma "heroína", me vejo como alguém que foi muito apaixonada pelo que fez. Títulos? Orgulho-me de cada um, mas poderia ter ido além, se não fossem as intermináveis lesões. Mas acredito que nada é por acaso. Não me senti frustrada em nenhuma ocasião porque não deixei de tentar", completou Aline Coutinho.

Fábio Lima

fabiolima@cidadeverde.com
Matéria Publicada em 22/03/09, 18:25

Foto 1: Cidadeverde.com
Foto 2: Washington Alves/COB
FONTE (fotos incluídas): Cidadeverde.com - Teresina,PI,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário