segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Hoje é dia do Repórter


Segunda, 16 de Fevereiro de 2009 às 15:34
Hoje é dia do Repórter

A informação é um bem público e, por isso, deve passar por uma triagem que garanta a sua plena veiculação, atendendo a interesses públicos.
Por isso, o repórter deve ser um profissional guiado pela ética e preocupado com a veracidade das notícias que circulam.
O processo de criação de uma reportagem, além de criativo, tem uma técnica que parte do princípio de um público diverso terá contato com tais informações.
Dessa maneira, o repórter deve escrever de maneira simples, que se aproxime de uma população inteira, mas que não seja simplista, respeitando as regras gramaticais e semânticas.
O jornalismo nasceu na mídia impressa, mas hoje se estabelece em diversos meios de mídia eletrônica.
Portanto, o repórter pode trabalhar tanto no rádio como na televisão e, ultimamente, até mesmo na internet.
Na elaboração de notícias para divulgação, o repórter deve priorizar a atualidade da notícia, assim como divulga-la com objetividade, desvinculando o jornalismo da literatura.
A ética do repórter não está ligada somente com a precisão e veracidade da informação, mas também com o respeito à privacidade, intimidade, honra e imagem das pessoas.
Documentos como a Declaração da Unesco sobre os Media (1983) proclamam os princípios essenciais em que assentam a liberdade de imprensa e o direito à informação.
Neles se reconhece que o direito à informação, à livre expressão e à crítica fazem parte das liberdades fundamentais do ser humano; que o direito dos cidadãos à informação precede o conjunto dos deveres e direitos dos jornalistas; que a responsabilidade dos jornalistas para com o público se sobrepõe a qualquer outra responsabilidade, em particular perante os seus empregadores e os poderes públicos, e que a missão de informar comporta limites que os próprios jornalistas devem, espontaneamente, impor a si próprios.
Fonte: Hoje é dia do Repórter
APUD: http://www.canalrioclaro.com.br/
FOTO: Repórter Esso
IN: lilianzaremba.blog.uol.com.br

6 comentários:

  1. Outro dia ouvi no rádio, Na 'Voz do Brasil' (ninguém ouve aquilo mas eu de vez em quando me divirto, ouvindo) a trilha do 'Reporter Esso'. Eu gostei de rever a imagem.

    Vim deixar-te um abraço porque percebi que és o mais recente seguidor do 'Inspirar-poesia'.

    Sinta-se à vontade para comentar, sempre que for por lá.

    Abraços,

    Mai

    ResponderExcluir
  2. Você já publicou um poema meu, Pureza. Não sei se lhe agradeci. Muito obrigado.
    Gosto do seu blog, sempre interessante. A vida e a poesia que ela tem.
    Vou segui-lo de mais perto agora.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:58 PM

    Olá, meu camarada. Estou inteiramente de acordo com tudo isso - o jornalista, o repórter, tem uma imensa responsabilidade. Temos muitos bons profissionais em nosso país, éticos, comprometidos -claro que há um sem-número de seres que são o contrário de tudo, e que infelizmente estão nos grandes veículos, na rádio, na TV, nas revistas, etc. Abraços pra ti! Belo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu blog.
    Obrigada por me acompanhar.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. achei interessante o judô com a poesia gostei do blog por sua vastidão.
    e tambem pelas materias.parabens.
    www.ronaldobrags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. www.ronaldobragas.blogspot.com
    escrevi o nome errado.

    ResponderExcluir